Com o objetivo de promover a autoestima e o empoderamento, o projeto Twerk Caruaru chega à cidade oferecendo aulas gratuitas de dança para mulheres e pessoas LGBTQIA+ interessadas em aprender e vivenciar o Twerk. A dança, que se popularizou nos Estados Unidos em meados da década de 80 com influência da cultura hip hop e africana, proporciona bom condicionamento e uma experiência sensorial.
As inscrições, destinadas a pessoas maiores de 18 anos, podem ser realizadas até 11 de novembro, por meio de um formulário online. Serão disponibilizadas 20 vagas, com cotas para mães solo, mulheres negras e indígenas, e LGBTQIAPN+.
Além de ser uma manifestação artística, o Twerk também se configura como um movimento de resistência e empoderamento, pois trabalha uma região corporal historicamente reprimida: o quadril. Além disso, a modalidade promove benefícios à saúde física e mental por meio de movimentos que exigem resistência, flexibilidade e consciência corporal.
As oficinas são destinadas tanto a iniciantes quanto àqueles que já possuem alguma experiência com dança. As participantes terão momentos de preparação corporal e dinâmicas coreográficas, focadas no desenvolvimento da confiança e no autoconhecimento.
Com uma carga horária de 16 horas, as aulas serão ministradas por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e produtora cultural especializada em Twerk e outras danças urbanas, e assistência de Marisflora, artista e terapeuta interdisciplinar. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital de Expressões Periféricas.
As inscrições devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRjoD-eZu1pxh5k4kX_e7URG49o0vj-JUkxQHkJ7BXBTTfSA/viewform. O resultado da seleção será divulgado no Instagram @twerk.caruaru no dia 20 de novembro, e as aulas acontecerão nos dias 23 e 30 de novembro, e 7 e 22 de dezembro, sempre das 10h às 11h, no Domaine Estúdio de Dança, localizado na Avenida da República, 321, Maurício de Nassau.