De um passado marcado por desafios a um futuro brilhante no tatame, Gibson Santos se prepara para realizar seu sonho no “Abu Dhabi World Masters Jiu-Jitsu Championship”. Nos dias 12 e 13 de novembro, a Mubadala Arena em Abu Dhabi será palco do prestigioso evento, reunindo atletas de todo o mundo na ‘Meca’ do Jiu-Jitsu, reconhecida por sua importância na modalidade.
Representando o Brasil, o pernambucano Gibson Santos, conhecido como Gibinho, já está ranqueado e espera ansiosamente o resultado das eliminatórias para determinar o chaveamento de suas lutas. Reconhecido por suas habilidades profissionais, ele ocupa a quarta posição na CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e a sétima na IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro), consolidando sua confiança como um dos maiores nomes do jiu-jitsu pernambucano. Com uma coleção de títulos em competições nacionais e internacionais, incluindo o campeonato internacional Master da IBJJF e o AJP Tour Brasil, Gibson é um dos principais destaques de sua categoria.
Falando sobre sonhos, Gibson é um verdadeiro especialista em realizá-los. Sua história é marcada por superação desde a adolescência até se tornar um atleta de elite admirado por sua resiliência e determinação. “Fui mais um garoto com uma infância humilde, que tentou encontrar um caminho através do esporte. Já procurei até olhar carros na rua para juntar alguns trocados e pagar a mensalidade da minha academia”, contou ele.
No entanto, as barreiras estavam apenas começando. Seu maior adversário ainda apareceria em sua vida: as drogas. “Foram dezesseis anos sendo escravo das drogas e do álcool. Usei de tudo e cheguei a ser viciado em crack.” Sobre esse período, ficaram apenas as lembranças e o aprendizado: “As drogas me limitaram como atleta, deterioraram minha saúde, atrapalharam minha vida familiar e destruíram minha dignidade perante a sociedade. Cheguei ao fundo do poço, mas, graças a Deus e ao Jiu- Jitsu, mudei de vida e hoje estou limpo há mais de seis anos.”
O Jiu-Jitsu não apenas se tornou sua paixão, mas também uma chave para sua transformação pessoal e profissional. Atualmente, Gibinho é um exemplo da ‘jornada do herói’ em sua essência. De um viciado em drogas por 16 anos, ele teve uma verdadeira guinada em sua vida: “Tive um encontro com Deus e fui livre das drogas. Ele deu um novo sentido para minha vida. Graças ao Jiu-Jitsu, me tornei empresário e tenho minha própria academia, que hoje conta com mais de 100 alunos, permitindo-me viver do esporte.”
Além de competir, Gibson dedica sua vida a ajudar outros, atuando como professor de jiu-jitsu na Rede Virtude, uma instituição voltada para o tratamento de dependentes químicos e pessoas com problemas de saúde mental. “É gratificante poder compartilhar minha experiência e ajudar aqueles que estão passando por dificuldades”, diz ele.
Sobre os planos para o futuro, Gibson só pensa em coisas boas: “Quero disputar esse mundial em Abu Dhabi para fechar o ano com chave de ouro. Ele será a cereja do bolo que faltou na minha carreira como atleta. Além disso, quero continuar incentivando os mais jovens com meu exemplo, mostrando que, através do esporte, eles também podem encontrar um propósito de vida e se tornarem boas pessoas para a sociedade”, conclui o atleta.
Diante de uma história tão inspiradora, sonhar com um lugar no pódio não seria demais. Mas muito além das medalhas nos tatames, sua maior vitória é ser um campeão na vida — um título que ele já garantiu.
Serviço:
Evento: Campeonato Mundial Masters de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi 2024
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Mubadala Arena, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.