O Projeto Roda Vida II teve a culminância das atividades na tarde da quarta (11), na quadra da ODIP, com a participação de crianças, adolescentes e as famílias delas que foram contempladas com o programa em 2024.
Este projeto é uma realização de cinco braços da sociedade civil: Fábrica de Cultura, a Pro Ludus o Caminho, o SERC, a ODIP e o Círculo Operário, além da colaboração do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, e do apoio do Itaú Social.
Edson Oliveira, coordenador geral do projeto, explicou que “nesse ano de 2024, o Roda Vida trabalhou temas transversais, como racismo, sobre a questão de gênero, a questão de bullying, violência sexual de crianças e adolescentes. Então, cada organização trabalhou o seu projeto na sua organização, tendo esses temas transversais. Esse projeto é uma iniciativa de cinco organizações, onde eu já aproveito aqui e agradeço a confiança dessas cinco organizações, e também a parceria do COMDICA, da Prefeitura, com apoio financeiro do Itaú Social. Então é a parceria do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada que fez isso acontecer”.
Josefa Silva, coordenadora pedagógica do Projeto Roda Vida, complementa que “nós iniciamos o projeto em fevereiro, sendo executado por cinco organizações na sociedade civil e a gente vem nessa caminhada, desde o ano passado, com várias oficinas pedagógicas e esse ano a gente permaneceu. Além de realizar as oficinas nas organizações, o projeto também passou pelas escolas municipais: na escola Capitão José Primo, também no CAIC e na escola Adalgiza Soares. Então cada escola recebeu uma oficina com temática diferente e hoje nós estamos aqui celebrando junto com as crianças que foram peças fundamentais na construção de uma cultura de paz, na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária. Então, hoje é um dia de celebrar as conquistas de tantos conhecimentos durante o ano de 2024”.
Gorete Silva, presidente do COMDICA, conclui: “é uma grande alegria esse momento a gente poder estar nessa culminância e vivenciar esse trabalho, mostrar o quanto ele é importante para a sociedade, em defesa da criança e do adolescente. O COMDICA, através do conselho, participa diretamente com toda essa equipe e ele só vem fortalecer os vínculos entre a comunidade e a gestão, que é tão dedicada e parceira, e também através dos financiadores e através de um projeto social do Banco Itaú”.
O evento teve a participação dos integrantes do Conselho Tutelar de Gravatá.