Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Estação Ferroviária é entregue à população

20 de maio de 2024

Nos prédios históricos funcionarão projetos culturais. Fotos: Elvis Edson.

Caruaru 167 anos – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, entregou, neste sábado (18), a Estação Ferroviária totalmente restaurada. A cerimônia de entrega foi em comemoração ao aniversário da Capital do Agreste e contou com a presença do Prefeito Rodrigo Pinheiro, da Governadora Raquel Lyra e várias autoridades.

Foram feitos serviços de manutenção das fachadas dos prédios históricos, implementação de novo projeto paisagístico em harmonia com as construções originais, adaptação dos ambientes segundo normas de acessibilidade e consolidação do espaço para atividades culturais, turísticas e recreativas. A obra, que tem o investimento de pouco mais de R$ 8 milhões, irá gerar mais qualidade de vida, emprego e renda, trazendo cultura e informação para a população.

Todas as restaurações necessárias foram concluídas, a exemplo do reboco, revestimentos externos e internos, portas metálicas, portas de madeira, janelas e toda a coberta dos dois prédios, trazendo o aspecto dos prédios iguais aos do período em que foram construídos. Todas as infraestruturas necessárias para o funcionamento dos prédios também foram concluídas, como também a passagem dos circuitos elétricos, pintura, acabamentos em vidros e instalações das louças sanitárias.

O espaço totalmente restaurado conta com a implantação de palco escola, salas para oficinas, sala multiuso para exposições/loja colaborativa, teatro de mamulengos, áreas destinadas às atividades comerciais de casa de cultura (comboio da cultura), memorial ferroviário, Instituto Histórico de Caruaru, sede para o Conselho de Políticas Culturais, além de sala para patrimônios da cultura, alimentação e a criação do Museu do Espaço Ferroviário.

“Ver o brilho nos olhos dos caruaruenses nesse dia memorável, nos faz ter mais vontade de continuar avançando, trabalhando e arregaçando as mangas. Por isso, iremos desenvolver ações que promovam a nossa cultura. Iremos ocupar esses espaços com oficinas, apresentações culturais e projetos de sustentabilidade, com uma modelagem denominada de Estação Criativa”, afirmou o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

“Caruaru só é um país porque mantemos a nossa cultura, de forma extraordinária, mantemos a preservação do nosso patrimônio e por isso estamos entregando esse espaço que reflete a nossa história, a história dos caruaruenses. Esse é mais um presente que a capital do Agreste ganha nesse dia tão especial”, disse a governadora Raquel Lyra.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

21 de junho de 2024

A partir deste sábado, 22 de junho, acontece em Caruaru a “FESTA DA RUA 3 DE MAIO – 22 anos de Tradição!”, conhecida como uma ...

20 de junho de 2024

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (20), o administrador Paulo Nery como novo titular da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Com 35 ...

20 de junho de 2024

Duas das organizadoras da Antologia da Lingua Portuguesa, “ELOS da Lingua Portuguesa”, Samira Aparecida de Camargo e Maria Graça Melo, estarão presentes na noite de ...

20 de junho de 2024

O músico instrumentista João do Pife recebeu mais uma homenagem na manhã de hoje, sendo esta na Capela da Penitenciária Juiz Plácito de Souza (PJPS), ...