A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, conquistou o 2º lugar no Prêmio Sebrae “Prefeitura Empreendedora”. A gestora concorreu como finalista nas categorias de “Educação Empreendedora” e “Empreendedorismo Rural”. A premiação foi concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Pernambuco, durante o 7º Congresso dos Municípios Pernambucanos, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, nesta segunda-feira (15).
A ação tem o objetivo de premiar iniciativas inovadoras, protagonizadas por administradores regionais que busquem o desenvolvimento econômico, a criação e o fortalecimento dos negócios em cada município pernambucano. Bezerros conquistou a categoria “Educação Empreendedora”, através do projeto pioneiro no país de “Empreendedorismo na Escola” (ENE), desenvolvido em parceria com o Instituto Êxito e a Unesco Brasil, no município.
Bezerros também foi finalista na categoria “Empreendedorismo Rural”, a partir das atividades desenvolvidas dentro do Circuito das Estações, como a produção e comercialização de flores em Serra de Aires, na zona rural do município. O plantio é feito na própria comunidade pelas empreendedoras locais que, anualmente, participam da Feira de Flores, promovida na Primavera.
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do Instituto Êxito de Empreendedorismo, e aplicado para estudantes do município de Bezerros, no Agreste pernambucano, o Projeto de Empreendedorismo na Escola (ENE), contempla adolescentes e jovens através do Curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora”.
A iniciativa, pioneira no Brasil, tem como objetivo fomentar a cultura do empreendedorismo, dentro da sala de aula, e despertar o protagonismo infantojuvenil nos estudantes do município, tanto da rede pública quanto privada de ensino. O curso faz parte de um projeto de cooperação técnica entre a Unesco Brasil e a Prefeitura Municipal, através do Instituto Êxito, para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras na escola, com o uso de ferramentas inteligentes.
PRÊMIO “PREFEITURA EMPREENDEDORA”
Idealizado pelo Sebrae, priorizando as boas práticas dos gestores públicos municipais, no estímulo aos ambientes de negócios, com ênfase no engajamento dos empreendedores e transparência nos processos de compras feitas pelo Poder Executivo, o prêmio foi entregue no Recife, nesta segunda-feira (13), durante cerimônia com empresários, lideranças políticas, representantes dos municípios participantes e imprensa.
Além da prefeita Lucielle Laurentino, estiveram presentes na premiação as secretárias de Administração e Inovação, Bianca Sabrina, de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Thais Santos, de Cidadania, Daylma Lima, e o chefe de gabinete, Hugo Pereira, que também representou a secretária de Educação, Tarciana Nápoles.