O morador mais longevo do Parque Dois Irmãos, o chimpanzé (Pan troglodytes) Sena, completa 67 anos neste domingo (18), com uma programação especial em sua homenagem. De acordo com a Associação Brasileira de Zoológicos e Aquários (AZAB), o chimpanzé é considerado o mais velho de sua espécie no Brasil e possivelmente do mundo, já que os outros indivíduos que detinham o recorde de idade no Guinness Book faleceram recentemente.
O primata chegou ao Parque aos quinze anos, depois que o dono do circo em que vivia se recusou a cuidar dele ao perceber problemas dentários. Seu ingresso no Zoológico de Dois Irmãos foi marcado por acolhimento e cuidados, com a direção do parque providenciando tratamento dentário realizado por um dentista humano. Após esse tratamento, o chimpanzé nunca mais apresentou problemas graves de saúde.
“Sena desempenha um importante papel na educação ambiental, demonstrando a importância dos cuidados e do respeito pelos animais. Sua história ilustra como dedicação e zelo pode impactar positivamente a longevidade e a qualidade de vida dos indivíduos sob cuidados humanos”, afirma a gerente geral do Parque, Marina Falcão.
Sena é um animal condicionado, o que significa que ele aprendeu a associar estímulos a respostas por meio de repetições e reforços. Ele está bem acostumado com a rotina e, por cooperação, permite que a equipe responsável pelos seus cuidados realize procedimentos necessários, como corte de unhas e aplicação diária de colírio, além de exames de vista periódicos.
Em comemoração ao aniversário de Sena, a equipe do Parque Dois Irmãos preparou uma programação especial, que inclui um almoço comemorativo, bolo e uma apresentação do animal com seu tratador e amigo Marciano.
Confira a programação completa:
Domingo, 18/08/24
10h – Enriquecimento e Bolo de aniversário.
14h – Almoço especial de aniversário.
16h – Apresentação de Sena e seu amigo Marciano (Será uma demonstração de atividade com os dois tocando um instrumento simples).