Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

‘Banda de Pífanos de Caruaru’ celebra 100 anos com show no Polo Azulão

Se estivesse vivo, Sebastião Biano estaria completando 104 anos hoje. A banda Será homenageada no Palco com Medalha de Honra ao Mérito. Foto: José de Holanda

A véspera de São João terá um show especial dentro da programação do Maior e Melhor São João do Mundo. A Banda de Pífanos de Caruaru completa, em 2024, 100 anos de atividade e realizará, neste domingo (23), um show comemorativo no Polo Azulão.

Formada atualmente por descendentes dos fundadores (sobrinhos e netos, por exemplo), além de convidados, a Banda de Pífanos de Caruaru é liderada por João Biano, que integra o grupo desde 1955 (zabumbeiro). Ele é neto de Manuel Clarindo Biano, um dos fundadores.

De acordo com João Biano, será um momento para celebrar não somente o centenário do grupo e a influência dele na formação de dezenas de outros artistas, mas também outros grandes nomes da música regional que merecem ser lembrados e reverenciados.

“Faremos uma homenagem também para os nossos compositores. Lídio Cavalcanti, Janduhy Finizola, Jacinto Silva e Nelson Barbalho, por exemplo. E tudo é Caruaru. Aliás, é um repertório referente aos compositores de Caruaru”, antecipa João Biano, entusiasmado com a apresentação.

MEDALHA – Na ocasião, João Biano também receberá a Medalha de Honra ao Mérito Sebastião Clarindo Biano, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru, em reconhecimento à trajetória centenária da Banda de Pífanos.

LEGADO – Considerado um dos grupos mais tradicionais do país, acumulou, no decorrer da carreira, grandes parcerias musicais. Gilberto Gil, por exemplo, se refere a eles, na música ‘Forrozear’, como “Os Beatles de Caruaru” – em referência ao grupo inglês The Beatles.

São sete trabalhos lançados (entre LPs e CDs). O mais recente, intitulado ‘No século XXI, no Pátio do Forró’, venceu o prêmio de ‘Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras’, na 5ª edição do Grammy Latino. O grupo também recebeu, em 2006, do Governo Federal, a Ordem do Mérito Cultural.

 

Banda de Pifanos de Caruaru – João Biano – voz e zabumba, José Biano – voz e Pratos, Amarro Biano – voz e surdinho, Júnior Kaboclo – 1 pife e voz, Ariane Rodrigues- 2 pife e voz eJadelson Biano – percussão.

SERVIÇO

Banda de Pífanos de Caruaru: 100 Anos

23/06, à 0h

Polo Azulão

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

17 de julho de 2024

O ator pernambucano Aramis Trindade, conhecido pelo seu trabalho em cinema, teatro e televisão, apresenta em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, o espetáculo ...

16 de julho de 2024

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios ...

16 de julho de 2024

A avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na noite4 de segunda-feira (15/07) pela Transparência Internacional/Brasil, revela que a transparência ...

16 de julho de 2024

Empenhado na construção coletiva de um programa de governo inovador, o pré-candidato à prefeitura de Caruaru Zé Queiroz (PDT) visitou na manhã desta segunda-feira (15) ...