Em comemoração a semana do Patrimônio houve na manhã dessa segunda-feira, 12 de agosto, uma reunião para obter informações de como anda o planejamento de retorno das “casas” que abrigavam segmentos da cultura no entorno da antiga Estação Ferroviária.
A reunião contou com a presença do presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Herlon Cavalcanti, o Vice Presidente, Marcio Santos, o Professor, Vereador e Presidente da Comissão de Cultura, Educação e Esportes da Câmara Municipal de Caruaru, Jorge Quintino e os fazedores de Cultura que desempenham atividades nas Casas que há 10 anos ocupam a Estação Ferroviária, hoje, Estação Criativa.
Entre os fazedores estavam: Alexandre Soares (Casa da Capoeira), Valdez Soares (Casa dos Artistas), Roberto Gercino (Casa do Boi Tira-Teima) e Anderson do Pife (Casa do Pife). Nelson Lima (Casa do Cordel) esteve ausente por compromisso médico.
O Presidente Herlon Cavalcanti deixou registrado a importância dessas Casas de Cultura no processo de restauro e de relacionamento com o IPHAN, assim como, a relação entre a empresa que irá gerir o espaço e os representantes das referidas casas.
As informações que chegaram ao blog é que o processo de adesão e contrato entre as partes segue os trâmites burocráticos e em breve a Estação Criativa retomará suas atividades culturais com as referidas casas e seus segmentos.
Apesar do longo tempo de espera, o blog registrou informações de que estão acontecendo avanços nas resoluções em torno do retorno das ocupações para o pátio da Estação Criativa.