“A Banda de Pífanos de Santa Luzia – música ancestral no agreste pernambucano” é um curta produzido por Marília Santos. Este documentário, que retrata a centenária Banda de Pífanos que fica situada em uma das zonas rurais do município de São Caitano, retrata um pouco da Caminhada de Santa Luzia, assim como a relação da banda com tradições cristãs da igreja católica, algo que já não é mais tão comum na prática desta expressão musical.
Os componentes também falam um pouco do surgimento do grupo. A ideia de fazer este documentário surgiu do desejo de Marília (artista e pesquisadora) em utilizar linguagens que pudessem alcançar públicos não acadêmicos, difundindo cultura e contribuindo para a salvaguarda de expressões culturais como a retratada neste documentário.
A escolha por este grupo em específico se deu porque Marília já fez alguns trabalhos de pesquisa com o pífano, escrevendo artigos científicos sobre a Zabumba Mestre Vitalino e sobre João do Pife de Caruaru.
E também porque a Banda de Pífanos de Santa Luzia fica situada na mesma região rural onde os avós de Marília, que eram agricultores, viviam, sendo uma localidade que foi bastante frequentada por ela na infância e na adolescência.