As obras, que ficam por conta da Infraero, tem a previsão de 24 meses. Orçamento já está liberado. Fotos: Felipe Correia |
O aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, será totalmente reformado e estruturado para receber voos de grandes portes. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (1º) pelo ministro de Portos e Aeroportos do Governo Federal, Sílvio Costa Filho. Serão investidos R$140 milhões, que já estão liberados para o início das obras. A previsão de entrega é de 24 meses.
A cerimônia de anúncio dos investimentos foi realizada no hangar do Aeroporto Oscar Laranjeira e contou com as presenças da governadora, Raquel Lyra,do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; do vice-presidente da Azul, Fábio Campos; e do presidente da Infraero Aeroportos, Rogério Barzellay. Estiveram presentes, também, prefeitos de cidades do agreste e do sertão de Pernambuco, deputados, vereadores, secretários municipais e estaduais, e diversas autoridades.
Entre as melhorias do Aeroporto Oscar Laranjeira estão: a construção de um novo terminal de passageiros, com 6 mil m²; ampliação de embarques e desembarques; ampliação do pátio de aeronaves, com 450 mil metros de extensão e iluminação completa para voos noturnos. Com a reforma e ampliação, o aeroporto de Caruaru tende a atender mais de 20 cidades circunvizinhas.
A governadora Raquel Lyra falou sobre o anseio pelo equipamento, desde seu tempo como prefeita de Caruaru. “A gente tem o dever, não é só um desejo. Eu como governadora de Pernambuco, Sílvio também de Pernambuco, meu pai, João Lyra Neto, daqui de Caruaru, e ter a faca e o queijo na mão e perder essa oportunidade? Eu não teria desculpas para olhar no olho das pessoas”, assegurou Raquel Lyra.
“Quis Deus que esta sinergia acontecesse neste momento”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro. “Caruaru hoje vive um momento ímpar: temos a feliz coincidência de termos o presidente da República pernambucano, o ministro de Portos e Aeroportos, também pernambucano, e a governadora do estado, caruaruense. Podem ter certeza de que estamos construindo agora a Caruaru desta e das próximas gerações”, afirmou o prefeito.
A partir da assinatura do convênio, as obras do Aeroporto Oscar Laranjeira ficam sob a responsabilidade do Governo Federal, por meio da Infraero Aeroportos.