
O Grupo Cultural Dona Nanete se prepara para a apresentação da maior peça teatral a céu aberto de Fernando de Noronha que é a Paixão de Cristo! O elenco da peça é em sua maioria composto por pessoas da Ilha e sua coordenação é de responsabilidade do filho de Dona Nanete, Sidney Costa. A peça será exibida este ano nos dias 16, 17 e 18 de abril. O evento se mantém há mais de vinte anos com produção da família e dos integrantes do Grupo Cultural Dona Nanete, com apoio da Administração da Ilha. A produtora cultural e gestora da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, Mônica Mendonça, está atuando pelo terceiro ano no personagem de Maria, e conversou com nosso blog.
Formada em Turismo (Favip) especialista em gestão de políticas culturais. Já atuou enquanto gestora de Cultura do Arquipélago de Fernando de Noronha (1990) e do Município do Brejo da Madre de Deus (2000 a 2008); atuou como Técnica em Gestão de Equipamentos e Patrimônio Cultural, no Museu do Barro de Caruaru/FUNDARPE; Coordenou o departamento de Patrimônio da Prefeitura do Brejo da Madre de Deus. É filha do ex-deputado Paulo Mendonça e da primeira e única prefeita do Brejo, Marly Mendonça, casal de forte atuação política durante 25 anos na história do município. Neta de Sebastiana e Epaminondas Mendonça que iniciaram a história da Paixão na Vila de Fazenda Nova, na década de 50, participou do espetáculo da Paixão de Cristo em Fazenda Nova, entre 1992 até 1999.

Ela nos conta sobre sua atuação em mais uma edição da encenação na ilha: “Minha expectativa é imensa, além de ser um espetáculo lindo que conta, em sua maioria, com a presença dos moradores, o meu vínculo com a ilha é muito forte. Celebrar a memória de Dona Nanete através da Paixão de Cristo, me deixa muito feliz e honrada! O teatro faz parte da minha vida desde a infância. É uma Arte que transforma, lapida e transcende a minha vida desde sempre. O teatro é um caminho inspirador, cada processo criativo é uma experiência desafiadora e singular”.
Mônica relata sua relação com o grupo, desde quando sua fundadora estava ainda coordenando o mesmo: “A minha experiência com o grupo Cultural Dona Nanete é fantástica! Conheci Dona Nanete e sua família na década de 1988, criamos um laço de amizade e consideração muito forte! As pessoas que fazem parte do grupo, diretor geral, elenco, equipe técnica são realmente muito especiais para mim, entre nós há uma sinergia muito forte, há respeito e o amor ao projeto ‘Paixão de Cristo de Fernando de Noronha’, nos motiva e nos une a cada ano!”

Sobre o papel que desempenha na peça ela se emociona e diz que “Interpretar o papel de Maria, a mãe de Jesus, é uma grande responsabilidade, exige técnica, estudo, uma emoção intensa que não há como descrever. Cada dia é uma nova experiência e me entrego completamente à esta personagem que simboliza a sabedoria, a serenidade, a compreensão e o amor incondicional. Há muitas “Marias” em mim, na história da minha família, na minha vida”.
Mendonça se mostra muito gentil ao se referir ao BPN e conclui: “O Blog Paulo Nailson faz parte da minha trajetória de vida, sou grata e feliz por acompanhar a sua evolução ao longo desses anos, difundindo informações relevantes, com responsabilidade, em todas as áreas: cultura, lazer, turismo, educação, saúde, política etc. Desejo uma Páscoa de muita luz, paz e renovação espiritual para todos que fazem o Blog Paulo Nailson!”