As mulheres de Gravatá participaram de mais uma edição da atividade de arteterapia “Elas Encantam”, na tarde da quinta (08). A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra.
Em atenção especial à campanha nacional Agosto Lilás, quando é reforçada a luta de combate à violência contra a mulher, foram trabalhadas duas músicas que falam da temática: “Maria da Vila Matilde”, de Elza Soares, e “Marra de Feroz”, de Alcione.
Adenir do Carmo, professora, participou do grupo pela primeira vez e falou sobre a experiência. “Estou encantada, porque é um momento que na atualidade é único para a gente, porque a gente se desprende, a gente pode mostrar nossas habilidades e ver que a mulher está muito mais além da beira do fogo. Ela pode estar aqui encantando juntas. É um momento muito oportuno, porque antes nós éramos priorizadas apenas para aprendermos a culinária e hoje podemos ir além do fogão. Foi minha primeira vez, vim sem expectativa porque eu costumo deixar que as coisas fluam. Para mim, a criação dessa secretaria foi um marco na gestão atual porque deu visibilidade a muitas outras coisas. É uma porta de entrada que está sempre aberta para outras portas serem abertas, que são da autoestima, da oportunidade, do compartilhamento, a gente se empoderar e a gente se harmonizar onde quer que esteja, com o marido, com o filho, o vizinho, com os desafios de ser mulher”.
Juliana Vieira, psicóloga do CRM Gravatá, explicou que “o grupo ‘Elas Encantam’ está ligado ao Programa Fênix, que trabalha a saúde mental das mulheres e neste mês de agosto a gente tenta enfatizar as músicas voltadas para a questão da violência contra a mulher. Então hoje estamos aqui reunidas na Secretaria da Mulher para que elas aproveitem o momento e cantem a questão da violência contra a mulher para a gente dar um basta. Elas aqui extravasam emoções através da voz e temos esse grupo a cada 15 dias”.
A atividade contou com a participação de Lelêka Costa, diretora de Cidadania e Diversidade de Gravatá.