Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Rodrigo Pinheiro: Gigante pela própria natureza. por Herlon Cavalcanti

4 de julho de 2024

Parafraseando um trecho do nosso hino nacional, “GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA…”  começo esse artigo destacando a figura do Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro que é chamado de GIGANTE pelo seu povo. Rodrigo Pinheiro, dia 02 de julho apresentou em coletiva de imprensa os resultados do São João de Caruaru 2024. São números expressivos, históricos, que nos enchem de orgulho em dizer que realizamos o mais seguro, Melhor e Maior São João da história de Caruaru desde que o Pátio de Eventos foi criado em 1995. É importante ressaltar que para isso acontecer é preciso fazer um mergulho na história do seu mandato desses dois anos afrente da Prefeitura de Caruaru.

Rodrigo tem uma pegada diferenciada, diálogo constante com todos os setores da sociedade, organização, com metas e acompanhamentos de resultados. Lembro-me que quando terminou o São João de 2023 em julho ele chamou uma reunião com todas as forças operativas de segurança: Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Civil, PRF, Bombeiros, todos os Secretários Municipais, representantes da Área da Justiça, Órgãos Fiscalizadores, entre outras entidades para planejar o São João 2024.  Depois de muito ouvir, dialogar e construir novas formas de pensar os festejos em um grande festival, lançamos o edital de convocação cultural no dia 13 de dezembro – data que marca o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga no dia nacional do forró.  O Prefeito Rodrigo, criou um tema para o São João 2024: A Evolução do Barro, com isso conseguiu atrair um número maior de investidores governamentais e privados. E a grande sacada cultural na criação de dois novos polos: polo dos bacamarteiros e o polo do pífano, Sebastião Biano. um respeito já mais visto por um gestor da cidade com a cultura popular.

Com os resultados colhidos do edital a construção da programação de todos os 27 polos de animação foi anunciada no dia 19 de março de 2024, fato acontecido pela primeira vez na história da cidade.

Essa decisão política fortaleceu o engajamento das empresas de turismos, rede hoteleira, a imprensa que se organizou e se planejou e vendeu seus pacotes, como o comercio em realizar novas contratações sabendo que os resultados seriam colhidos de forma programada. O São João na roça foi um sucesso, 60% de aumento de pessoas circulando em relação ao ano passado, foram 13 comunidades que receberam 64 atrações culturais com 100% forró. Falando em São João na Roça, todos os artistas já receberam seus caches. o Prefeito Rodrigo Pinheiro, já começou a programação dos pagamentos de todos os Trios Pé de Serra que se apresentaram no polo do Juarez Santiago.

E o que falar da satisfação dos nossos artistas locais que vem em uma escala de aumento real dos seus caches desde 2022, chegando em 2024 em 50%. Esse respeito com os artistas de Caruaru é uma das grandes marcas da sensibilidade e respeito aos nossos Mestres da cultura popular. Outro fato superimportante foi a antecipação e divulgação da data, local e horário das apresentações dos artistas nos polos de animação do Maior São João do Mundo, coisa que em gestões passadas eles ficavam sabendo dias antes de começar os festejos juninos, era uma falta de respeito com seu povo, vocês se lembram disso? tempo de ansiedade e sofrimento…

Voltando aos tempos atuais da gestão de Rodrigo e o que falar dos números apresentados na coletiva de imprensa? vamos a eles: Mais de 4.249 horas de apresentação, 82% de forró tradicional, 1.398 atrações culturais, nas linguagens de música, dança, cultura popular, literatura, artes visuais, artes integradas, oficinas, cinema entre outras, chegando a marca de 25.455 artistas envolvidos, sendo 21.147 de Caruaru, 88% do edital. Foi injetado a marca de R$ 688. milhões de reais movimentados durante os 72 dias de festividades, mais de 20 mil empregos gerados direto e indiretamente, nesse contexto o aumento mais de 60% nas vendas do comercio local em relação ao ano passado. Foram 260 câmeras de monitoramento instaladas entre os polos, significa 30% a mais em relação a 2023. Foram 315 ocorrências registradas, 46% a menos, 100% das ocorrências foram solucionas. Na área da sustentabilidade tivemos o total 60,64 toneladas de material reciclado. Na saúde, 1.149 profissionais envolvidos com  05 ambulâncias distribuídas nos polos de animação, 1.925 atendimentos, 24% a menos que o ano 2023, na feira da mulher empreendedora mais de 90 mil reais faturados durante o período junino, além de mais de 15 mil materiais educativos entregues, oficinas e exposições na casa da mulher artesã no ALTO DO MOURA, a nossa Bebeteca foi um sucesso atendendo 488 crianças, orientação e campanhas educativas no transito, 3,7 milhões de pessoas circularam por Caruaru com aprovação do nosso São João de 98% pesquisa realizada com muito critério pela SEDETEC, envolvendo o renomado economista, Pedro Neves.

A nossa cobertura midiática foi fantástica com os veículos de comunicação, milhares de matérias vinculadas nos canais abertos de Tv’s do País como também no exterior, cobertura de rádios, blogs mostrando a beleza e o encanto da nossa festa.  Uma das grandes marcas foi a cobertura da nossa PREF Tv, algo assim surreal. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa cobertura. O apoio incondicional que o Prefeito ofertou a 60 comidas gigantes da cidade, aquecendo a economia dos bairros e da zona rural também é motivo de aplausos.

Foi o São João mais seguro da história sem registro de sinistro no período junino, ações educativas e políticas de prevenção e atendimentos nas Secretarias: FCC, SPM, SEDUC, SMS, AMTTC, SDSDH, URB, SEPLAG, SESP, SEFAZ, PROCOM, SECOP, SEGOV entre outras pastas envolvidas.

O São João de Caruaru é multicultural, o respeito e a diversidade cultural são frutos desse resultado, estamos concorrendo a três premiações do programa São João 2024, recebemos o convite para compartilhar nossas práticas junto ao Governo de Goiás, feito pelo governador Ronaldo Caiado.

Sou grato a Deus, sou primeiro Presidente da FCC artista a assumir essa pasta, essa alegria eu divido com todos os parceiros, apoiadores, patrocinadores e todos os servidores envolvidos.

Os resultados apresentando estão frutos de muito diálogo, organização e planejamento sob o olhar atento do nosso gigante Perfeito Rodrigo Pinheiro um verdadeiro gestor, um Maestro dessa orquestra de sucesso.

Prefeito Rodrigo Pinheiro, você entrou para a história da Cidade proporcionando sonhos para as pessoas no Maior São João da História.

 

*Hérlon Cavalcanti

Presidente da FCC e do Comitê Gestor do São João 2024

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

17 de julho de 2024

O ator pernambucano Aramis Trindade, conhecido pelo seu trabalho em cinema, teatro e televisão, apresenta em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, o espetáculo ...

16 de julho de 2024

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios ...

16 de julho de 2024

A avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na noite4 de segunda-feira (15/07) pela Transparência Internacional/Brasil, revela que a transparência ...

16 de julho de 2024

Empenhado na construção coletiva de um programa de governo inovador, o pré-candidato à prefeitura de Caruaru Zé Queiroz (PDT) visitou na manhã desta segunda-feira (15) ...