Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Poder Legislativo de Caruaru propõe criação de Comissão específica para matérias ligadas a economia municipal

14 de junho de 2024

Fotos: Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (13), os parlamentares debateram fome, violência contra mulher, ilegalidade do jogo do bicho e outras pautas, na Câmara Municipal de Caruaru. Na Sessão Ordinária, o presidente Bruno Lambreta (PSDB) fez uso da tribuna para destacar o projeto de resolução que acrescenta dispositivos ao Regimento Interno da Casa – Resolução nº 554, de 1º de dezembro de 2010.

A principal finalidade da matéria é a criação da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, que apreciará assuntos relacionados à atividade econômica municipal. Bruno explicou a relevância da proposta, uma vez que Caruaru é a segunda cidade de Pernambuco que mais gera emprego e renda, tornando fundamental o acompanhamento do Poder Legislativo nas matérias de caráter econômico com maior capacidade técnica.

Jogo do bicho

O Professor Jorge Quintino (PODE) destacou, na tribuna, sua indicação feita ao Congresso Nacional em favor da discussão sobre a legalidade do jogo do bicho no país. “A falta de regulamentação expõe tanto os apostadores como a sociedade a impostos que poderiam ser investidos em áreas como educação e saúde”, defendeu Quintino.

Combate à fome 

Mery da Saúde (PSDB) usou a tribuna para reforçar seu pedido de implementação de um restaurante popular na cidade. “Importante iniciativa que visa combater a fome no nosso município”, defendeu a vereadora, que pediu sensibilidade ao Executivo para viabilizar os recursos necessários em prol da demanda.

Aline Nascimento (PP) falou sobre sua expectativa com a entrega de duas cozinhas comunitárias para Caruaru, por parte do governo de Pernambuco. A parlamentar afirmou ter feito indicação a favor da demanda e disse estar esperançosa com o atendimento estadual.

Violência contra a mulher

A vereadora Perpétua Dantas (Avante) comentou o projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. Trata-se de um banco de dados das pessoas condenadas por crimes como feminicídio, importunação sexual e estupro. A vereadora defendeu a importância da matéria na segurança das mulheres brasileiras e relembrou o PL 7.002/2023, de sua autoria, que proíbe em Caruaru a contratação de condenados pela Lei Maria da Penha, por parte do Poder Público Municipal.

Cultura do Bacamarte 

Na tribuna, Filipe José (PODE) compartilhou sua alegria com a cultura viva dos bacamarteiros em Caruaru. Na zona rural, “começamos os festejos com o Batalhão 21 dos bacamarteiros”, disse Filipe, ao contar um pouco da trajetória do batalhão, que no ano passado voltou a movimentar o município, no período junino, após alguns anos de inatividade. O vereador parabenizou o grupo e estendeu os parabéns ao Batalhão 14, originado na comunidade rural de Maribondo.

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), também se pronunciou sobre o assunto, elogiando o trabalho do Batalhão 2012, do Sítio Peladas. o parlamentar detalhou a apresentação do grupo, que visita quatro localidades na véspera de cada dia dos santos juninos, dançam pé de serra ao redor da fogueira e dão tiros de bacamarte.

Gestão Municipal 

O vereador Galego de Lajes (PSDB) elogiou a gestão municipal de Caruaru, destacando ações realizadas na zona rural, a exemplo da entrega e construção de creches. Galego também salientou que da mesma forma que critica, quando necessário, também reconhece as ações realizadas pelo Poder Executivo em prol do avanço do município.

Ainda na sessão, a vereadora Aline Nascimento (PP) falou sobre o Encontro do Nordeste promovido pelo Renova – escola de formação política, em que participou como palestrante para debater os desafios de ocupar a função parlamentar, particularmente no período de pré-campanha.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

17 de julho de 2024

O ator pernambucano Aramis Trindade, conhecido pelo seu trabalho em cinema, teatro e televisão, apresenta em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, o espetáculo ...

16 de julho de 2024

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios ...

16 de julho de 2024

A avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na noite4 de segunda-feira (15/07) pela Transparência Internacional/Brasil, revela que a transparência ...

16 de julho de 2024

Empenhado na construção coletiva de um programa de governo inovador, o pré-candidato à prefeitura de Caruaru Zé Queiroz (PDT) visitou na manhã desta segunda-feira (15) ...