Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Nossa gente, Nossa Cultura! Por: Jorge Quintino.

Hoje iniciamos uma coluna que tem como objetivo deixar a população informada sobre os avanços que estão acontecendo no campo da Cultura, Educação e Esportes na cidade de Caruaru.

Vocês sabiam que, para que se firme uma parceria entre os poderes legislativo e executivo, é necessária uma relação de reciprocidade e principalmente de confiança, e para apontar os alinhamentos e a preocupação além do compromisso desses poderes em Caruaru, a comissão de cultura, educação e esportes da Câmara municipal, a qual estamos enquanto presidente, hoje tem a alegria de poder tornar público alguns dos avanços que estão sendo trilhados através da parceria com a fundação de cultura de Caruaru, que têm a frente da missão de fomentar e salvaguardar os bens culturais materiais e imateriais de nossa cidade o poeta, escritor e jornalista, Herlon Cavalcanti e enquanto líder do executivo o nosso prefeito, Rodrigo Pinheiro.

Inicialmente gostaria de trazer a preocupação em torno da salvaguarda dos saberes e dos mestres e mestras da cultura popular, que através do reconhecimento enquanto patrimônios vivos desta cidade, estão realizando um trabalho fundamental para a garantia da continuidade destas produções e atividades artísticas/culturais na cidade, contemplando de forma justa esses grupos e mestres por suas atividades e dedicam a história da cultura de Caruaru, os quais se somam 19, entre entidades e pessoas físicas.

Gostaríamos de reforçar que somando a este fazer contínuo de valorização fizemos a apresentação e indicação pela primeira vez na história da cidade através da câmara municipal do Mestre João do Pife enquanto concorrente do concurso do Patrimônio Vivo de Pernambuco, assim como seu reconhecimento enquanto cidadão de Caruaru.

Nesse mesmo sentido, a partir da trajetória do Mestre Vavá do Boi Surubim e da Banda de Pífanos Alvorada demos entrada e instituímos o dia municipal do Bumba meu Boi a ser realizado todos os anos no dia 12 de outubro, dia do aniversário do Mestre Vavá, em uma construção realizada entre a Câmara Municipal, a Liga dos Bois de Caruaru e a Fundação de Cultura da cidade.

O Mês das Tradições Nordestinas também é uma construção que se torna de forma efetiva uma forma de valorização da cultura popular na cidade, onde através de uma sequência de atividades se conseguirá realizar uma formação de público de forma significativa na rede de escolas do município, inclusive trazendo o espetáculo Alto das Sete Luas de Barro para o calendário oficial da rede, o que só aconteceu graças ao empenho do poder executivo junto com a fundação de cultura e a secretaria de educação e esportes na pessoa da secretária Aline Tibúrcio.

Em se tratando de formação, capacitação e valorização da produção artística local, estamos em diálogo direto com a Fundação de Cultura e essa luta vem se dando de forma eficaz através da expertise do presidente Herlon Cavalcanti e do Prefeito Rodrigo Pinheiro em relação a criação de um estúdio para gravações de artistas, tanto de áudio como de vídeo, e essa parceria está sendo solidificada através da vinda do Armazém da Criatividade para o centro da cidade de Caruaru, no antigo prédio do Espaço Cultural Tancredo Neves, onde outrora funcionou também o prédio da própria Fundação de Cultura, o que será um grande avanço na perspectiva da produção artística da cidade e inclusive da promoção de parcerias e intercâmbios artísticos e culturais, no campo da formação profissional de toda a cadeia produtiva da arte e do empreendedorismo cultural e economia da cultura.

Em parceria com a Fundação de Cultura também foi solucionado questões referentes ao espaço de acolhimento digno aos Mestres e Mestras do Pífano na cidade de Caruaru, onde pela primeira vez na história o São João de Caruaru terá um Polo específico o qual receberá o nome do Mestre Sebastião Biano, o que fará com que as Bandas de Pífanos tenham um ponto específico para as suas apresentações, facilitando a relação destes Mestres e Mestras com os apreciadores dessa forma de expressão artística e com pesquisadores que visitavam o São João e não sabiam como e onde encontrar estes grandes ícones de nossa cultura.

Para acolher as Mestras artesãs, foi iniciado um trabalho maravilhoso dando visibilidade a estas que, buscam o barro, queimas e pintam as peças no Alto do Moura, que é a Casa da Mulher Artesã, onde estivemos acompanhando todo o processo de ativação e fiscalizando as atividades desenvolvidas, assim como dando início a um lindo projeto que acontecerá após o São João com crianças e mães de crianças que têm o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Também ao observar as necessidades dos artistas de rua em especial os que se relacionam de forma direta com todos os pilares que fundamentam o Hip Hop fomos buscar dialogar com a Fundação de Cultura e de imediato o presidente Herlon Cavalcanti entendeu nossa preocupação, o que acarretou em uma aproximação destes artistas com o poder público municipal e dentro de pouco tempo se conseguiu avançar em vários sentidos no que diz respeito desde a valorização da arte à possibilidades de fomento, formação e valorização do trabalho desses artistas.

No campo do audiovisual, em parceria com o Instituto Casa do Pife estará sendo iniciada uma oficina de Produção Audiovisual para pessoas que tenham interesse neste segmento, abordando desde a elaboração de roteiro, fotografia, trilha sonora, direção e workshops e vivencias com diretores e produtores de grande representatividade para o segmento.

Por hora ficamos por aqui, e em breve seguiremos com muita informação sobre o que vem acontecendo no campo da Cultura na cidade de Caruaru e claro, sobre nossas matérias legislativas em torno de nosso patrimônio maior.

Forte Abraço do Vereador e Professor, Jorge Quintino.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

21 de junho de 2024

Nas vésperas de se desincompatibilizar de suas funções da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, para estar apto para disputar as eleições de outubro, o ...

21 de junho de 2024

A programação do Pátio de Eventos no Maior e Melhor São João do Mundo terá algumas mudanças neste fim de semana para trazer ainda mais ...

21 de junho de 2024

Arte feita em casa, Pernambuco. Profusão em cadeia. Câmara de efusivas discussões de história, tradição e contemporaneidade. Isso Foi um Estrondo? é o resultado do ...

21 de junho de 2024

A partir deste sábado, 22 de junho, acontece em Caruaru a “FESTA DA RUA 3 DE MAIO – 22 anos de Tradição!”, conhecida como uma ...