Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MINHA CONTA

MST elege quatro sem terras para vereador em Pernambuco, além de aliados

15 de outubro de 2024

Na primeira eleição que o MST definiu como estratégia as candidaturas próprias, movimento elegeu 8 nomes, entre assentados e aliados – Montagem: Fátima Pereira/Brasil de Fato Pernambuco

Esta foi a primeira eleição em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teve como estratégia o lançamento de candidaturas próprias. Nacionalmente, 133 sem terra foram eleitos. Em Pernambuco, foram 43 nomes na disputa, dos quais 4 foram eleitos. Em alguns municípios o movimento não lançou nomes, mas apoiou candidatos. Entre estes, mais quatro foram eleitos. Saiba quem são.

Vereadores sem terra

Edílson Barbosa (PT), em Caruaru – O agricultor “Edilson do MST” é dirigente do movimento em Caruaru e vice-presidente do PT no município. Em sua campanha, definiu como prioridades enfrenta os problemas hídricos nas áreas rurais e urbanas de Caruaru, além do fortalecimento da agricultura familiar.

Luis Otávio “Tato” Mendes (PT), em João Alfredo – O jovem articulador político Tato Mendes é um militante da luta LGBT e do MST, além de presidente municipal do PT em João Alfredo. Mendes é um profissional técnico em enfermagem e durante a campanha defendeu melhorias para a saúde do município.

Lucas Souza (Podemos), em Ibimirim – Também jovem, Lucas Souza é filho de agricultores, tendo trabalhado como feirante durante parte da vida, além de ajudante de pedreiro. Cursou fisioterapia, duas pós-graduações e hoje é professor universitário em instituições privadas da região. Durante a campanha, priorizou propostas nas áreas de saúde, apoio à juventude e ao esporte.

Auzenir Santos (PP), em Santa Maria da Boa Vista – A professora Auzenir é uma assentada da reforma agrária, que conquistou sua terra e moradia através da luta junto ao MST. Ela é professora de ensino fundamental e médio. Auzenir teve amplo apoio nas áreas de assentamentos do município, sendo a mulher mais votada de Santa Maria da Boa Vista.

Os aliados

Gilson Julião (MDB), em Santa Cruz do Capibaribe – O historiador, professor de ensino fundamental e vereador Gilson Julião contou com o apoio do MST para se reeleger. Ex-militante estudantil, ele também é advogado, mestre em direito e especialista em Direito da Infância. Durante a campanha, definiu como prioridade as políticas públicas para crianças e adolescentes.

César Augusto Lucena (PT), em Camocim de São Félix – O jovem economista César Lucena foi o candidato apoiado pelo MST e por outros movimentos populares do município. Durante a campanha, apresentou propostas principalmente para emprego e renda, educação, meio ambiente, esporte e cultura.

Ademar Nonato (MDB), em Lagoa Grande – Com apoio do MST, o agricultor Ademar Nonato foi o segundo vereador mais votado do município, recebendo sozinho 8,6% dos votos válidos, o que o colocaria em 3º lugar na disputa da prefeitura. Ele não possuía mandato na Câmara.

José Jobson Ferreira (PSB), em Agrestina – O popular “Jobinho”, que se candidatou pela primeira vez a uma cadeira na Câmara de vereadores, contou com o apoio do MST para assegurar a 11ª e última cadeira na próxima legislatura. Para ele, cada voto fez diferença, já que ele entrou por uma vantagem de apenas 8 votos.

DO BRASIL DE FATO / Vinícius Sobreira

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

28 de abril de 2025

A Cultura de Pernambuco está de luto, faleceu na madrugada desta segunda, 28 de abril, Luiz Carlos Melo dos Santos, 40 anos, após um grave ...

28 de abril de 2025

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Rock Azulado em Caruaru. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o ...

28 de abril de 2025

O fim de semana terminou em grande estilo para os moradores e visitantes de Malhada de Barreira Queimada. Neste domingo (27), a localidade recebeu a ...

28 de abril de 2025

O curta-metragem Marcado em Barro foi selecionado para a primeira fase da mostra Café com Cinema Curta Jovens Realizadores, que reúne 50 produções de 12 ...