A governadora Raquel Lyra e o presidente Lula, inauguram nesta quinta-feira (4), às 10h, o acionamento da estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, localizada no distrito de Ipojuca, em Arcoverde, Sertão do Moxotó. Esse sistema de bombeamento triplicará o volume de água do Rio São Francisco, beneficiando 615 mil pessoas.
À tarde, às 15h, a governadora participa, ao lado do presidente, da inauguração da fábrica de medicamento recombinante (Hemo-8r, medicamento usado para tratamento da hemofilia A), na Hemobrás, em Goiana, Zona da Mata Norte. A planta fabricará medicamentos produzidos por biotecnologia.
LULA EM PERNAMBUCO
Na quarta passagem de Lula pelo estado neste mandato, o petista cumpre agendas em Arcoverde (sertão), Goiana (zona da mata norte) e na capital Recife. Confira o percurso.
Às 10h da manhã Lula participa de inauguração de etapa da Adutora do Agreste, obra da Compesa que recebeu financiamento federal através do Novo PAC. Quando concluída, a adutora beneficiará 68 municípios (37% dos 184) pernambucanos.
No turno da tarde, por volta das 15h, Lula vai a Goiana, na zona da mata norte, onde inaugura uma fábrica de medicamentos que amplia a unidade local da Hemobras, empresa farmacêutica estatal ligada ao Ministério da Saúde para fabricar produtos hemoderivados e biotecnológicos. A fábrica está inclusa no “bloco 7” do parque fabril da Hemobras e integra o “Projeto Buriti”, a ser detalhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Foi confirmada também uma agenda no turno da noite, a partir das 19h, no teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu (cujo nome homenageia a mãe de Lula). Na atividade, fechada para convidados, Lula fará o lançamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que estabelece contribuições e papeis dos entes federais, estaduais e municipais no financiamento da cultura.
Foto 2 – Pedro Almeida