Incentivar a criatividade e a inovação unidas ao empreendedorismo ainda no período estudantil. Essa é a proposta da Feira Sementes do Futuro, realizada pelo Sebrae/PE, no próximo dia 28, das 13h às 18h, no Colégio Normal de Lajedo. O evento, que acontece em parceria com a prefeitura do município, conta com a participação de 39 estudantes que apresentarão suas miniempresas em estandes montados na escola. A feira também terá espaço para alimentação e atividades culturais.
Os projetos de negócios desenvolvidos pelas equipes incluem setores como alimentação, artesanato, moda, tecnologia e produtos ecológicos. Cada miniempresa terá um nome e um produto específico como “Doces da Alegria”, “Brilho e Arte” (bijuterias) e “EcoSaco” (sacolas reutilizáveis).
Como parte da preparação dos alunos para o evento, o Sebrae/PE realizou uma trilha de capacitação sobre empreendedorismo. A primeira oficina aconteceu em agosto, com o tema “Viagem ao mundo do empreendedorismo” e mostrou aos alunos o significado e a aplicabilidade da atividade. Já em outubro, foram realizadas oficinas com os temas “Laboratório de ideias”, para ensinar os estudantes a montarem um negócio e a empreender, e “Comunicação e marketing”.
“A Feira Sementes do Futuro será muito importante para os alunos do Colégio Normal, pois eles estão vivenciando uma experiência prática de empreendedorismo e desenvolvendo várias habilidades em planejamento, comunicação, trabalho em equipe, e gestão financeira”, destaca Jefferson Fernandes, analista do Sebrae/PE. Além das oficinas de capacitação, a entidade promove a montagem dos estandes. No final do evento, haverá uma avaliação da feira com base na participação e aprendizado dos alunos.