A Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pernambuco (Feapaes-PE) promove, nos dias 02 e 03 de maio o X Festival Estadual Nossa Arte das APAES de Pernambuco. O evento contará com apresentações de teatro, dança clássica, dança popular, música, arte visual (pintura, artesanato e arte literária) com a participação de cerca de 200 pessoas com deficiência intelectual e múltipla das unidades do estado, o festival acontece há cada 03 anos, mas devido a pandemia, a última edição aconteceu em 2019. A etapa pernambucana serve de classificatória para o evento nacional, promovido pela Apae Brasil que acontecerá no mês de dezembro, no Rio de Janeiro, os que ficarem em primeiro lugar de cada categoria, representarão o estado na etapa nacional. Mais de 20 profissionais da área cultural de Caruaru e região farão parte da comissão julgadora do festival.
Representantes de 23 cidades participarão do festival, são elas: Agrestina, Águas Belas, Altinho, Bezerros, Barra de Guabiraba, Bonito, Buíque, Cachoeirinha, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Côrtes, Cupira, Garanhuns, Mirandiba, Palmares, Passira, Petrolina, Recife, Riacho das Almas, Salgueiro, Sairé, Serra Talhada e Toritama. A expectativa é de que mais de 400 pessoas participem da mostra, que é aberta ao público.
APAE PERNAMBUCO – O movimento das Apaes existe no Brasil há 70 anos, atualmente a APAE de Pernambuco atende milhares de pessoas divididas em 29 unidades espalhadas na capital e interior do Estado. Crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltiplas são atendidas nas áreas de saúde, educação, esportes, arte, cultura, assistência social, além de acompanhamento jurídico.
O festival tem início às 18 horas, do dia 02 de maio e segue com as apresentações durante todo o dia 03 de maio, no Centro de convenções – Senac de Caruaru.