Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Fabio Pascoal Inicia circulação por importantes festivais nacionais e internacionais

17 de junho de 2024

O produtor Fábio Pascoal, conhecido por seu trabalho à frente do FETEAG – Festival de Teatro do Agreste, está prestes a embarcar em uma circulação que promete destacar ainda mais o FETEAG no cenário das artes cênicas. A partir do próximo dia 18 de junho, Pascoal atenderá a convites de alguns dos mais prestigiados festivais de artes cênicas, incluindo o FAC – Festival de Arte Cênicas, no Cariri, o FITBH – Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e o célebre Festival de Avignon na França, este último por meio de um convite especial da Embaixada da França no Brasil.

A circulação marca um momento significativo na carreira de Fábio Pascoal, evidenciando o reconhecimento de seu trabalho e sua contribuição para o teatro brasileiro e em especial ao teatro pernambucano. O FAC, que ocorre no Cariri, é conhecido por sua diversidade cultural e, para esta edição em especial, por valorizar a produção cearense. Já o FITBH, em Belo Horizonte, destaca-se por sua programação inovadora e por reunir importantes nomes do teatro nacional e internacional. A presença de Pascoal nesses eventos é um reflexo de sua relevância no panorama teatral brasileiro.

O ponto alto da circulação será sua presença no Festival de Avignon, um dos eventos de teatro mais prestigiados do mundo. A ida de Pascoal foi viabilizada por um convite da Embaixada da França no Brasil que está enviando ao evento uma delegação formada por 05 (cinco) importantes festivais de artes cênicas do Brasil, FETEAG/PE, Tempo Festival/RJ, FIAC/BA, MITsp e Travessias/DF. Este convite é um reconhecimento da capacidade de curadoria e produção desenvolvida por Pascoal ao longo dos anos à frente do FETEAG. 

O Festival de Avignon, realizado anualmente na cidade homônima no sul da França, atrai companhias teatrais de todos os continentes e é um palco fundamental para a troca cultural e a exibição de novas tendências nas artes cênicas. Em ano de Olimpíadas em Paris, o Festival, sob a direção do português Tiago Rodrigues, não se intimidou com o calendário esportivo e antecipou sua 78ª edição para 29 de junho, estendendo-se até 21 de julho. A língua espanhola será a homenageada, com 30% da programação dedicada a ela. A abertura na Cour d’Honneur será realizada pela prolífica diretora espanhola Angélica Liddell, conhecida por suas peças radicais. O coreógrafo francês Boris Charmatz, artista convidado, apresentará “Forever”, uma imersão de sete horas no trabalho de Pina Bausch, e o workshop “Cercles”. O festival também contará com a participação de renomados artistas latino-americanos, como Mariano Pensotti e Lola Arias, além de espetáculos inclusivos e de grande impacto.

A presença de Fábio Pascoal nesses renomados festivais não apenas ressalta a qualidade e a criatividade da produção do FETEAG, mas também fortalece os laços culturais entre o Brasil e outros países, especialmente a França, com quem o FETEAG tem mantido relevantes parcerias desde 2017. Participando desses eventos, Pascoal levará consigo a rica tradição teatral do Agreste e do FETEAG, promovendo uma troca cultural que pode ampliar significativamente as colaborações internacionais.

Com essa circulação, Fábio Pascoal consolida-se ainda mais como uma importante figura no cenário teatral, demonstrando que o talento e a dedicação ao teatro podem romper barreiras e conquistar reconhecimento em palcos internacionais.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

17 de julho de 2024

O ator pernambucano Aramis Trindade, conhecido pelo seu trabalho em cinema, teatro e televisão, apresenta em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, o espetáculo ...

16 de julho de 2024

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios ...

16 de julho de 2024

A avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na noite4 de segunda-feira (15/07) pela Transparência Internacional/Brasil, revela que a transparência ...

16 de julho de 2024

Empenhado na construção coletiva de um programa de governo inovador, o pré-candidato à prefeitura de Caruaru Zé Queiroz (PDT) visitou na manhã desta segunda-feira (15) ...