Nos próximos dias 06 e 07 de agosto, acontecerá no Centro de Convenções SENAC, em Caruaru – PE, o II Congresso Integrado de Direito Eleitoral e abordará o tema: “Os Desafios das Campanhas Municipais”. A realização é do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE) e, segundo os organizadores, visa capacitar e atualizar desembargadores, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, advogados, assessores de candidatos, partidos políticos e demais interessados, abordando de maneira crítica o impacto da tecnologia nas eleições, especialmente o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens para disseminar notícias falsas e manipular o eleitorado com o uso de inteligência artificial.
O evento também discutirá os meandros da cassação de mandato e as nuances da inelegibilidade, promovendo uma análise das tendências nos julgamentos da Justiça Eleitoral relacionados ao combate de abusos, apuração de ilícitos e crimes virtuais, destacando ações das milícias digitais e cassação de mandatos.
O evento oferecerá uma abordagem inovadora e rica em tecnologia, proporcionando uma troca de conhecimentos e networking entre os participantes. Com uma programação dinâmica, o congresso incluirá palestras magnas, debates, sessões no estilo TED, estudos de caso e lançamentos de livros. O formato diversificado e interativo garantirá a exploração máxima da tecnologia para gerar conexões importantes e interatividade.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, confirmou participação no segundo dia do evento, onde fará uma palestra abordando aspectos relevantes que serão enfrentados nas eleições municipais. Além de Cármen Lúcia, única magistrada mulher oriunda do Supremo Tribunal Federal, o congresso também terá palestra da ministra do TSE, Edilene Lobo.
No primeiro dia, a Ministra Edilene Lobo, primeira magistrada negra do TSE, participará da abertura oficial do congresso e será responsável pela palestra magna do evento, onde abordará a temática macro do encontro: “os desafios das campanhas municipais”. Também confirmou sua participação a ex-ministra do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, que irá palestrar sobre “abuso de poder religioso”.
A coordenação acadêmica do evento é composta por renomados especialistas: Alexandre Pimentel (Desembargador do TJPE), Diana Câmara (Advogada), Diogo Rais (Desembargador do TRE-SP).
Inscrições e mais Informações: https://www.even3.com.br/ii-congresso-integrado-de-direito-eleitoral/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwwae1BhC_ARIsAK4Jfry3I91_zmK4edfxWe-UipjOgQINL0mlVYOe71JRPgm8b27Nz9MpllkaAttWEALw_wcB