Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Em Bruxelas, Governo de Pernambuco participa de atividades da Missão Internacional do Consórcio Nordeste

16 de maio de 2024

No terceiro dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste à Europa, a comitiva do Governo de Pernambuco participou, nesta quarta-feira (15), de reuniões com o governo da Bélgica e da Comissão Europeia. Os encontros tiveram como objetivo apresentar o potencial do Nordeste para a transição energética e para a descarbonização da economia global.

 

Pela manhã, os governadores e representantes dos estados foram recebidos pela princesa Astrid da Bélgica e pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Sra. Theodora Gentzis, no Palácio Egmont, sede do governo belga. Na ocasião, foi debatida a necessidade e oportunidade da promoção de uma transição energética global de forma justa, inclusiva e sustentável, processo para o qual o Nordeste apresenta grande potencial.

 

À tarde, a comitiva esteve na sede da Comissão Europeia com a comissária de Investimentos Internacionais da União Europeia, Sra. Jutta Urpilainen, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, comissário Matos Sefcovic, e suas respectivas equipes. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de colaboração entre o Brasil e a União Europeia através do Nordeste, por meio de parcerias para a descarbonização, a neoindustrializacao e a preservação do meio ambiente, sobretudo do bioma Caatinga.

 

Durante a agenda, a Comissão Europeia apresentou programas para desenvolver o mercado de energia limpa visando fortalecer a parceria do bloco com o Brasil. “Neste terceiro dia da missão, estamos em Bruxelas discutindo com a Bélgica e a União Europeia as oportunidades de cooperação internacional para o desenvolvimento da nova economia, baseada nas indústrias verdes e numa produção econômica sustentável. A Europa tem demonstrado forte interesse na capacidade do Nordeste de gerar e distribuir energia limpa e de desenvolver uma cadeia de valor descarbonizada, que contribua para o desenvolvimento sustentável global. O Governo de Pernambuco apresentou seus planos para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e da expansão das novas tecnologias e indústrias que promovam um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, explicou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda.

 

A missão, que este ano tem como tema “Construindo um futuro energético sustentável, juntos”, segue com programações até o próximo sábado (17). “Nestes encontros ficou bastante evidente o grande potencial global que o Nordeste tem para contribuir com uma transição econômica que seja socialmente justa e ambientalmente responsável”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.

 

Participaram dos eventos a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que preside o Consórcio Nordeste; além dos governadores Paulo Dantas (Alagoas), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Fábio Mitidieri (Sergipe), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, o senador por Sergipe, Alessandro Vieira, e representantes dos governos do Piauí e do Ceará.

 

Na missão, a delegação de Pernambuco conta ainda com o secretário executivo de Atração Empresarial, Maurício Laranjeira; o presidente do Complexo Industrial de Suape, Márcio Guiot; o diretor de Sustentabilidade do Complexo, Carlos André Cavalcanti; e a superintendente de Projetos e Relações Internacionais, Marina Silva.

 

Fotos: Daniela Luquini/ApexBrasil

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

21 de junho de 2024

Nas vésperas de se desincompatibilizar de suas funções da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, para estar apto para disputar as eleições de outubro, o ...

21 de junho de 2024

A programação do Pátio de Eventos no Maior e Melhor São João do Mundo terá algumas mudanças neste fim de semana para trazer ainda mais ...

21 de junho de 2024

Arte feita em casa, Pernambuco. Profusão em cadeia. Câmara de efusivas discussões de história, tradição e contemporaneidade. Isso Foi um Estrondo? é o resultado do ...

21 de junho de 2024

A partir deste sábado, 22 de junho, acontece em Caruaru a “FESTA DA RUA 3 DE MAIO – 22 anos de Tradição!”, conhecida como uma ...