No terceiro dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste à Europa, a comitiva do Governo de Pernambuco participou, nesta quarta-feira (15), de reuniões com o governo da Bélgica e da Comissão Europeia. Os encontros tiveram como objetivo apresentar o potencial do Nordeste para a transição energética e para a descarbonização da economia global.
Pela manhã, os governadores e representantes dos estados foram recebidos pela princesa Astrid da Bélgica e pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Sra. Theodora Gentzis, no Palácio Egmont, sede do governo belga. Na ocasião, foi debatida a necessidade e oportunidade da promoção de uma transição energética global de forma justa, inclusiva e sustentável, processo para o qual o Nordeste apresenta grande potencial.
À tarde, a comitiva esteve na sede da Comissão Europeia com a comissária de Investimentos Internacionais da União Europeia, Sra. Jutta Urpilainen, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, comissário Matos Sefcovic, e suas respectivas equipes. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de colaboração entre o Brasil e a União Europeia através do Nordeste, por meio de parcerias para a descarbonização, a neoindustrializacao e a preservação do meio ambiente, sobretudo do bioma Caatinga.
Durante a agenda, a Comissão Europeia apresentou programas para desenvolver o mercado de energia limpa visando fortalecer a parceria do bloco com o Brasil. “Neste terceiro dia da missão, estamos em Bruxelas discutindo com a Bélgica e a União Europeia as oportunidades de cooperação internacional para o desenvolvimento da nova economia, baseada nas indústrias verdes e numa produção econômica sustentável. A Europa tem demonstrado forte interesse na capacidade do Nordeste de gerar e distribuir energia limpa e de desenvolver uma cadeia de valor descarbonizada, que contribua para o desenvolvimento sustentável global. O Governo de Pernambuco apresentou seus planos para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e da expansão das novas tecnologias e indústrias que promovam um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, explicou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda.
A missão, que este ano tem como tema “Construindo um futuro energético sustentável, juntos”, segue com programações até o próximo sábado (17). “Nestes encontros ficou bastante evidente o grande potencial global que o Nordeste tem para contribuir com uma transição econômica que seja socialmente justa e ambientalmente responsável”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
Participaram dos eventos a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que preside o Consórcio Nordeste; além dos governadores Paulo Dantas (Alagoas), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Fábio Mitidieri (Sergipe), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, o senador por Sergipe, Alessandro Vieira, e representantes dos governos do Piauí e do Ceará.
Na missão, a delegação de Pernambuco conta ainda com o secretário executivo de Atração Empresarial, Maurício Laranjeira; o presidente do Complexo Industrial de Suape, Márcio Guiot; o diretor de Sustentabilidade do Complexo, Carlos André Cavalcanti; e a superintendente de Projetos e Relações Internacionais, Marina Silva.
Fotos: Daniela Luquini/ApexBrasil