Na sexta-feira (28/02), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou as pesquisadoras e as instituições agraciadas na primeira edição do Prêmio Mulheres e Ciência. A premiação será entregue no dia 12 de março, na sede do CNPq em Brasília. A lista conta com a Profa. Dra. Patricia Takako Endo, docente da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Caruaru, agraciada na Categoria Estímulo, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.
“O prêmio tem uma importância que vai além do reconhecimento acadêmico. Ele representa o reconhecimento do meu papel como mulher na ciência, em especial na área de computação, onde somos minoria. Agradeço a todas as mulheres que passaram na minha vida, me inspirando, me ensinando e me deixando compartilhar um pouco dos meus conhecimentos. Obrigada a todas e todos que sempre estiveram ao meu lado nessa caminhada científica”, pontuou a Profa. Patricia Endo.
Com o objetivo de valorizar e reconhecer a contribuição das mulheres para o avanço da ciência no Brasil, a premiação busca promover diversidade, pluralidade e equidade de gênero, além de incentivar a maior participação feminina nas carreiras de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Prêmio Mulheres e Ciência é realizado em parceria com o Ministério das Mulheres, o British Council e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, com destaque a pesquisadoras e instituições de excelência que tenham aplicado o conhecimento e a tecnologia em distintas áreas. A premiação abrange três categorias: Estímulo: voltada para pesquisadoras com até 45 anos; Trajetória: para cientistas com 46 anos ou mais; e Mérito Institucional: foca no reconhecimento a instituições comprometidas com a equidade de gênero na ciência. O Prêmio Mulheres e Ciência recebeu 1.134 propostas: 697 na categoria Estímulo, 410 na categoria Trajetória e 27 na categoria Mérito Institucional.
“É um orgulho para a comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco ter o reconhecimento do valioso trabalho da professora Patricia Takako Endo pelo CNPq. A premiação é fundamental para que possamos diminuir as desigualdades de gênero na ciência e estimular novas pesquisadoras. Parabenizo a docente pela conquista, que é para todas as instituições”, destacou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Patricia Takako Endo é professora Associada / Livre-Docente da Universidade de Pernambuco, com atuação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – Campus Caruaru. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). É pesquisadora líder do grupo de pesquisa dotLAB Brazil da UPE.
Confira as vencedoras
Categoria Estímulo
Ciências da Vida: Mariana Emerenciano Cavalcanti de Sá – Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Patricia Takako Endo – Universidade de Pernambuco (UPE)
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Marina Alves Amorim – Fundação João Pessoa (FJP)
Categoria: Trajetória
Ciências da Vida: Camila Cherem Ribas – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Mariangela Hungria da Cunha – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: Debora Diniz Rodrigues – Universidade de Brasília (UnB)
Categoria: Mérito Institucional
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)