A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta sexta-feira (24), o deputado federal Mendonça Filho, em mais uma agenda com foco no fortalecimento das relações institucionais. Foram abordados os seguintes temas: a informalidade e a empregabilidade na região, obras estruturadoras no interior de Pernambuco, Reforma Tributária e o impacto das marcas chinesas e da mão de obra estrangeira no setor têxtil e de confecções. A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, também esteve presente.
O presidente da Associação, Newton Montenegro, enfatizou a importância do diálogo permanente entre a classe empresarial e o poder público para fomentar ações de desenvolvimento para o Agreste, que levem em consideração as demandas dos setores produtivos. ”É preciso existir uma sinergia entre nós que produzimos e quem nos representa. Para que assim, as políticas sejam, cada vez mais, efetivas e assertivas, solucionando questões que dificultam a competitividade da nossa região e, consequentemente, a geração de emprego e renda”.
Os empresários apresentaram ao deputado e à prefeita a preocupação com os impactos dos produtos asiáticos e da mão de obra estrangeira, especialmente vinda de países da América do Sul. O grupo acredita que esses são fatores de risco para a competitividade da indústria e para a identidade da moda brasileira. A segurança jurídica e os incentivos fiscais foram apontados como as medidas fundamentais para evitar a retração do setor nos mercados nacional e internacional. O grupo também expressou a apreensão com o ambiente de negócios a médio e longo prazo do ponto de vista da longevidade das empresas.
“O principal objetivo dessa reunião foi reiterar a disposição do nosso mandato de representar o Agreste do Estado, ouvindo os empresários para que a atuação em Brasília esteja ainda mais sintonizada com os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da região”, finalizou Mendonça Filho. Além disso, o deputado foi presenteado pela Acic com um livro de autoria de Nelson Barbalho com prefácio de seu sogro Marcos Vilaça.
Na oportunidade, os diretores da Acic ainda obtiveram retorno sobre os pleitos entregues ao deputado em sua última visita à Associação, em março de 2023. Entre eles estavam: a conclusão da duplicação da BR-104, a requalificação da BR-232, a terceira e a quarta etapa do Anel Viário de Caruaru, as obras de melhoria do Aeroporto Oscar Laranjeira e o andamento das obras de ampliação da Adutora do Agreste.
Uma resposta
Acho muito importante o entrosamento entre a sociedade civil e os políticos que representam essa mesma sociedade em Brasília. Por isso parabenizo a iniciativa da ACIC