Como uma forma de ampliar os espaços da poesia popular na Capital do Agreste, ocorrerá o evento “Di repente Difusora”. A programação será no dia 04 de dezembro, a partir das 20h, no Teatro Difusora, e será marcada por uma cantoria gratuita, com os repentistas Hipólito Moura e João Lídio. A apresentação e declamação ficarão por conta de Espingarda do Cordel, que também é poeta e organizador do evento.
Uma das mais emblemáticas tradições nordestinas, a cantoria de viola, insere-se em um ambiente predominantemente urbano, por meio deste projeto. “Vejo que tanto a cantoria quanto o cordel fazem parte do cotidiano de uma faixa relevante da nossa sociedade, abrangendo nossa diversidade social. A poesia interage com todos os públicos e preserva sua tradição ao memo tempo em que dialoga com tudo o que vem a somar no que se trata de tecnologia em favor dessa tradição”, explica Espingarda do Cordel. “A poesia entra em qualquer lugar onde há bom gosto e inteligência, complementa.
Ainda de acordo com o organizador, a ideia é que outras atividades semelhantes a essa sejam implementadas nos próximos meses, sempre com o intuito de alcançar públicos ainda mais amplos para a poesia nordestina. “Esta iniciativa é resultado de uma parceria que firmamos com o Shopping Difusora. Tenho certeza de que virão bons frutos a partir desta semente, e com isso o cenário cultural de Caruaru ficará cada vez mais forte”, afirma o declamador.
Ao longo do evento, os poetas repentistas irão cantar estrofes de improviso, seguindo as regras do estilo, a exemplo de rima, métrica, oração e disposição das rimas. Ademais, a plateia poderá participar ativamente do espetáculo, ao sugerir temas, motes, gêneros e canções para serem desenvolvidos pelos poetas. Esse tipo de poesia é secular e remete aos trovadores europeus, mas adquiriu contornos específicos no Nordeste brasileiro, onde consolida-se como uma das mais relevantes manifestações culturais.