Iniciativa promove sessões gratuitas com filmes e debates sobre a cidade
Buscando resgatar a memória dos cinemas de rua que um dia tomaram conta de Caruaru, o Cineclube Cinco Tostões promove sua primeira exibição de filmes na próxima segunda-feira (13), às 19h, na Doceria Negro Brownie, no bairro Divinópolis.
Com o tema “Cinema, cultura e território”, a sessão gratuita contará com filmes de classificação livre que conversam com a diversidade de formas, existências e memórias de Caruaru. Após as exibições, o público poderá participar de debates sobre as obras, com a presença dos curadores Samara Torre e Henrique Cavalcanti.
O encontro marca o início de uma série de exibições que serão realizadas quinzenalmente, entre os meses de maio e dezembro de 2024, compostas por curtas-metragens que oferecem experimentações, provocações e afetos através de novas perspectivas sobre temáticas centrais do agreste pernambucano, debates sobre gênero, raça-etnia e sexualidades.
O Cineclube Cinco Tostões tem como proposta democratizar e ampliar o acesso a produções audiovisuais, bem como resgatar a memória do povo caruaruense com seus cinemas de rua. Pensando nisso, a nomenclatura da iniciativa traz uma referência ao valor cobrado pelo ingresso das sessões apresentadas no Cosmorama, a primeira casa de exibição de Caruaru.
Idealizado e produzido pelo produtor caruaruense Henrique Cavalcanti, o projeto é realizado pela Tarrafa Produtora e Distribuidora, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Confira a programação completa dos filmes que serão exibidos nesta primeira sessão:
– Cine São José (William Tenório, PE)
– Alto das Flores (Danielle Leite, PE)
– Ave Maria (Pê Moreira,RJ)
– Latência (Matheus Sá, PE)
Serviço
Primeira exibição de filmes do Cineclube Cinco Tostões
Data: segunda-feira, 13 de maio
Hora: 19h
Local: Doceria Negro Brownie, R. Bahia, 462 – Divinópolis, Caruaru – PE.
Uma resposta
Excelente. Sem dúvida que já é tempo de se continuar com esses procedimentos. Parabéns e sucesso aos promotores.