O grupo foi criado em maio de 2016 no intuito de ser apenas uma grande quadrilha chamada Juntos e Misturados, fazendo várias apresentações no período junino, naquele mesmo ano.
Depois, passado um período, o grupo ficou um bom tempo sem fazer a apresentações e em 2017, sentindo a necessidade de voltar à atividade, o grupo voltou a se reunir com esse objetivo.
Em março de 2017, o grupo volta, mas com um repertório totalmente diferente. Em junho de 2018, na primeira apresentação do São João, o grupo toma a decisão de mudar o nome para Companhia de Dança Pérola Negra.
Pérola Negra é uma música de Daniela Mercury, que o grupo escolheu para fazer homenagem à matriarca Lindaura e ao mestre Gessino, do Boi Tira-Teima. A Lindaura foi uma das dançarinas, mas hoje já é falecida.
Atualmente o grupo é formado por 22 dançarinas e o apoio.
Fazem apresentação nas escolas e associações em datas comemorativas, como São João, Carnaval, Dia da Mulher, Consciência Negra, e outras datas e eventos.
A companhia de dança Pérola Negra traz sempre os ritmos de maracatu, coco, ciranda, chorinho, entre outros ritmos da cultura Afrodescendente.
Assista e confira esse registro da Companhia que foi feito durante evento neste Carnaval.