O Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE) reuniu-se, nesta quarta-feira (8) para debater pautas internas e também receber um debate sobre as perspectivas do Sistema Nacional de Cultura (SNC), gerido pelo Ministério da Cultura (MinC). O evento contou com a participação do diretor do SNC e secretário-Executivo do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Júnior Afro.
O encontro foi presidido pelo presidente do CEPC-PE, Rafael Farias, em uma mesa também composta por Amanda Carneiro, secretária da Casa dos Conselhos. A reunião foi realizada em formato híbrido, com os presentes na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (IPHAN-PE), no Recife.
A reunião abordou outras pautas como a indicação de um suplente para a Comissão Deliberativa do Funcultura; a sugestão de criar uma resolução sobre a participação da sociedade civil nas reuniões do CEPC; e outras questões mais internas do Conselho.
Segundo Junior Afro, a política cultura brasileira está num momento importante e o compromisso do MinC é manter uma forte relação com o setor cultural e com os conselhos estaduais de cultura, bem como as coordenações das políticas do Sistema Estadual de Cultura.
“Estamos fazendo uma revisitação do SNC para que a gente se enxergue nele. Um dos objetivos é ir atualizando um pouco como a gente está trabalhando. Tem muitas questões técnicas das leis, da implementação, mas aqui é muito mais essa revisita ao Sistema na necessidade que temos de fortalecê-lo”, explicou Junior Afro durante a reunião com os conselheiros.
Com a retomada do MinC e realização da IV Conferência Nacional de Cultura, junto ao processo de discussão para o Plano Nacional de Cultura (PNC), uma das repactuações entre governo e sociedade civil foi rediscutir o modelo de conselhos de cultura.