A ação foi conduzida em conjunto com a Comissão Interinstitucional para Planejamento e Elaboração do Plano Decenal da Primeira Infância de Pernambuco (CIPPI), órgão vinculado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne secretarias estaduais e organizações da sociedade civil.
O evento teve como objetivo garantir que as políticas públicas para a Primeira infância sejam formuladas com base nas necessidades reais das crianças e suas famílias, considerando as particularidades de cada região do estado. Mais de 40 municípios participam do evento e durante a escuta, profissionais da educação, saúde e assistência social, além de gestores públicos, familiares e comunidades, poderão compartilhar experiências, desafios e sugestões. A intenção é identificar demandas e potencialidades para fortalecer ações que promovam o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos.
Caruaru foi escolhida para sediar o evento por ser referência nas políticas voltadas à primeira infância. Em 2024, o município inaugurou o Centro de Referência, Formação e Pesquisa da primeira Infância e instituiu a Secretaria Executiva da Primeira Infância, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento infantil. Com a participação ativa da sociedade, a expectativa é que o plano decenal contribua para a construção de um futuro mais justo e igualitário para as crianças pernambucanas.