Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Campanha “Imposto de Renda com Solidariedade” foi apresentada em Sessão Ordinária

10 de abril de 2024

Iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos propõe ampliação de políticas públicas. A presidenta do Conselho, Damaris dos Santos Tanaka, explanou sobre a Campanha. Fotos Vladimir Barreto

Na Câmara Municipal de Caruaru, temas como os direitos dos idosos, diagnóstico de doenças raras e segurança pública foram debatidos nesta terça-feira (9). 

Idosos

Roberto Gercino, vice-presidente do Conselho

Na sessão, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso estiveram presentes, incluindo a presidente Damaris dos Santos Tanaka e o vice-presidente, Roberto Gercino. Damaris explicou um pouco sobre a criação e o funcionamento do Conselho, além das contribuições desempenhadas pela corporação em função da qualidade de vida da população idosa. 

A campanha “Imposto de Renda com solidariedade”, que está sendo realizada pelo Conselho, foi defendida pelos gestores como um meio importante para a ampliação das políticas públicas em prol da pessoa idosa. Ao usar a tribuna, Gercino explicou que com a adesão dos 3% destinados ao idoso, no Imposto de Renda, os contribuintes podem fazer grande diferença na vida deste público.

Doenças raras

Érica Fernanda de Souza

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), cedeu seu momento de fala para Érica Fernanda de Souza, voluntária da Associação Aliança Rara Brasil, que explicou as dificuldades enfrentadas por pessoas acometidas com alguma doença rara. Érica afirmou que “apesar de raras, nós temos 30 milhões de pessoas no mundo e 3 milhões no Brasil”, e completou “é muita gente doente, mas invisível”.

Algumas das pontuações feitas pela convidada incluem o despreparo da medicina brasileira e mundial no diagnóstico das doenças raras; a existência de milhares de tipos destas enfermidades e como a maior parte são de origem genética. Além disso, o desinteresse comercial da indústria farmacêutica em investir nas medicações – pela demanda inferior em relação a doenças mais comuns, foi descrito por Érica como um empecilho na vida da população afetada. 

Vereador Professor Jorge Quintino

O Professor Jorge Quintino (PODE) relembrou a postura da Casa Legislativa diante desta causa, quando propôs o uso do cordão de girassol como forma de identificação para as pessoas que possuem alguma doença rara, antes da medida ser implementada nacionalmente. “Nós antedatamos em relação à instância Federal, demonstrando que a Casa está atenta às necessidades da população”, concluiu o parlamentar.

Cultura

Vereadora Perpétua Dantas

Perpétua Dantas (Avante), ao usar a tribuna, relembrou que neste mês se celebra em Caruaru a Semana Cultural da Dança e também o Dia do Profissional da Dança, datado em 29 de abril. A vereadora saudou os artistas caruaruenses que compõem a cena local da referida prática cultural. 

Segurança e Infraestrutura

Vereadora Mano do Som

Mano do Som (PDT) pediu ao governo estadual reforço policial no bairro Indianópolis. O vereador denunciou que os relatos de crimes, como invasão de domicílio e roubo, são diários por parte dos moradores do local.   

Vereador Fagner Fernandes

Na tribuna, o vereador Fagner Fernandes (PDT) enfatizou suas preocupações com a reforma que vem sendo feita na Avenida José Rodrigues de Caruaru. Para o parlamentar, é preciso ter cautela com a logística envolvida na obra, no intuito de não causar problemas de mobilidade, como engarrafamento. 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

21 de junho de 2024

Nas vésperas de se desincompatibilizar de suas funções da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, para estar apto para disputar as eleições de outubro, o ...

21 de junho de 2024

A programação do Pátio de Eventos no Maior e Melhor São João do Mundo terá algumas mudanças neste fim de semana para trazer ainda mais ...

21 de junho de 2024

Arte feita em casa, Pernambuco. Profusão em cadeia. Câmara de efusivas discussões de história, tradição e contemporaneidade. Isso Foi um Estrondo? é o resultado do ...

21 de junho de 2024

A partir deste sábado, 22 de junho, acontece em Caruaru a “FESTA DA RUA 3 DE MAIO – 22 anos de Tradição!”, conhecida como uma ...