A Associação de Mulheres Artesãs Flor do Barro, formada por mulheres artesãs do Alto do Moura, em Caruaru, está oferecendo pela primeira vez o “Circuito de formação em artes figurativas: o barro, a queima e a tinta”. O objetivo é divulgar a arte do barro através de seis vivências diferenciadas no Alto do Moura, indo da queima do barro à pintura das peças.
Durante seis encontros, 20 mulheres artesãs estarão dando oficinas de modelagem em barro, pintura e iniciação em torno, culminando na queima das peças. Também haverá palestras com as mestras Nicinha Otília e Socorro Rodrigues.
A formação será realizada nos dias 10 e 11, 17 e 18, e 24 e 25, deste mês de outubro, das 14h às 17h, na sede da Flor do Barro, que fica localizada na Rua Mestre Vitalino, ao lado da Fábrica de Pipoca. A Inscrição pode ser feita na sede da associação ou através do link: https://forms.gle/SjpfdojinwAtxP2W8
Segundo a presidente da associação, Socorro Rodrigues, a iniciativa pretende incentivar e promover a arte de mulheres empreendedoras que vivem da sua produção e estimular o repasse de conhecimento. Ela explica que técnicas de trabalhos manuais que fazem parte do conhecimento artístico local estão diariamente em risco de desaparecimento.
“A arte figurativa no Alto do Moura corre risco. A Flor do Barro pensa e luta constantemente para formar jovens que tenham interesse nas artes, por isso a ideia deste primeiro Circuito de formação em artes figurativas da Associação de Mulheres Artesãs Flor do Barro”, destaca a artesã.