Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MINHA CONTA

28 DE JULHO, 86 ANOS NAS PÁGINAS DA HISTÓRIA. Por Urbano Silva

28 de julho de 2024

Como nenhum outro personagem de sua época, Virgulino Ferreira entendeu e definiu o seu papel no teatro social do nordeste, tendo como cenário a paisagem árida e os grandes vazios territoriais, espaço o qual ele soube preencher singularmente.

Vaidoso, ostentava a auto denominação de Governador do Sertão, e assinava como Capitão , o Rei do Cangaço , tendo como sua corte e exército seus fiéis cangaceiros. Esteve com o Padre Cícero, do qual era devoto e amigo, além de grato pelo acolhimento de familiares… nunca soubemos sobre o que dialogaram, esses dois líderes sertanejos!

Conhecedor das estradas, atalhos e caminhos ocultos, Lampião era consciente da força de sua imagem para a posteridade, e tratou dela com todo o cuidado para as lentes do libanês Benjamin Abraão que o filmou e fotografou.

Transitou entre santos e demônios, pobres e ricos, odiou, amou, procriou, sentenciou, matou e perdoou com a mesma dinâmica. Inteligência e coragem o definem.

Com Maria Bonita, conheceu o amor, foi pai e marido. E foi a sua vaidade que deu rosto ao Cangaço, fornecendo imagens que diretamente contribuíram para a sua implacável perseguição e morte…mas também para conhecermos hábitos e a estética do cangaço. Sua fotografia foi exibida mundo a fora. Da escuridão das noites sertanejas na caatinga, saltou para a magia das telas dos cinemas!

O seu nome está na galeria dos fenômenos sociais do nordeste.

É o brasileiro mais biografado da história. O maior desafio da sociologia é separar realidade, de invencionices, no tema Cangaçologia. Novos fatos poderão surgir, a história é uma ciência que não se deixa delimitar!

Tive a honra de estar em alguns locais de sua trajetória, do nascimento, casamento e morte, além de conhecer a fonte número 1 da sua historiografia: Antonio Amaury , 62 anos de pesquisa sobre o tema.

O cenário, o roteiro e os atores sociais, é assim que se faz e se conta a história da humanidade.

Viva a cultura nordestina!

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

25 de abril de 2025

Gilberto e o judaísmo: consonâncias e dissonâncias hebraicas no judeu de Apipucos, de Caesar Sobreira, é a primeira obra exclusivamente dedicada a analisar a relação ...

25 de abril de 2025

O vereador e Delegado Erick Lessa voltou a cobrar providências urgentes do Poder Executivo Municipal para a retomada das obras de reforma da Unidade de ...

25 de abril de 2025

No próximo sábado, 26 de abril de 2025, Caruaru recebe a 2ª edição do Revolu(Ação) na Praça, evento que integra a programação da Semana Fashion ...

25 de abril de 2025

O período mais aguardado do calendário caruaruense está prestes a começar. O São João de Caruaru terá sua abertura oficial nesta sexta-feira (25), no Sítio ...