Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Em grande plenária com famílias do MTST/PE/UNMP, Rodrigo Pinheiro Reafirma Compromisso com Moradia para famílias de Baixa Renda

13 de abril de 2024

O prefeito Rodrigo Pinheiro assinou a carta de intenção para o governo federal ladeado por Katiuska Lopes, Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o o Reverendo Marcos Cosmo, dirigente estadual do MTST/PE/UNMP). Fotos: Divulgação.

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST – PE, filiado a União Nacional por Moradia Popular), realizou uma grande plenária da moradia popular na tarde deste sábado, 13 de abril. A plenária aconteceu na quadra da Escola de Referencia em Ensino Médio Professor Vicente Monteiro Caruaru e reuniu mais de duas mil famílias de baixa renda ou sem renda a serem contempladas por moradia digna em Caruaru.

Salatiel Brandão é dirigente nacional do MTST/PE/UNMP)

Durante o evento aconteceu um relevante gesto do prefeito Rodrigo Pinheiro que foi a assinatura da carta de intenção para o governo federal reafirmando seu compromisso com a expansão de empreendimentos que alcancem as famílias de baixa renda ou sem renda, que são exatamente as que mais precisam dessa modalidade de habitação.

O prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, esteve presente com sua equipe de assessores e secretários como o de Governo, Lino Portela e a a atual secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes e também a ex-secretária da pasta, Dayse Willyanne, entre outros. O Poder Legislativo esteve representado pelo presidente, vereador Bruno Lambreta.

Rodrigo Pinheiro lembrou que através de uma portaria do Ministério das Cidades, anunciada no final do ano passado, está garantida 960 unidades habitacionais de interesse social, integrante do Programa Minha Casa, Minha vida. Programa que conta também com o apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Estão previstos pela portaria quatro empreendimentos para absorver essas unidades. A primeira etapa está direcionada à Faixa 1 do programa. Terão direito as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, que atualmente corresponde a R$ 2.640. A expectativa é de que os trâmites para inscrição e o início da construção desses residenciais aconteçam ainda esse ano.

RETOMADA – Desde a criação, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida já entregou cerca de 7 milhões de novas unidades habitacionais espalhadas pelo Brasil. Na Faixa 1, já foram mais de 1,6 milhão de moradias entregues. O novo Minha Casa, Minha Vida está com melhores taxas e condições e pretende contratar 2 milhões de unidades até 2026. Em 2023, foram contratadas mais de 460 mil unidades, superando a previsão inicial de 375 mil.

Em 2023, foram selecionadas 187,5 mil unidades habitacionais com recursos do FAR, em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 559 municípios em todo o Brasil. Com a retomada do programa, até o fim de 2024, serão entregues mais cerca de 12 mil unidades habitacionais, beneficiando 49 mil pessoas em todo Brasil – nas modalidades FAR e Entidades – e outras 21,7 mil foram autorizadas para retomada.

MAIOR PROGRAMA – O MCMV foi retomado pelo Governo Federal no dia 14 de fevereiro de 2023 e aprovado pelo Congresso Nacional em 13 de junho. O maior programa de habitação do Brasil tem como meta contratar dois milhões de novas unidades até 2026. O Ministério das Cidades já retomou mais de 13 mil moradias em 38 empreendimentos de todo Brasil. O programa tem por finalidade promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas e rurais, sobretudo da população mais carente, associado ao desenvolvimento urbano e econômico, à geração de trabalho e de renda e à elevação da qualidade de vida da população.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

6 respostas

  1. Quero aqui parabenizar todos do movimento (mst) sem esquecer do protagonismo do governo federal,que tanto luta para oferecer um padrão de vida melhor para nosso povo brasileiro,e quero da inicio a novo campanha( fica lula)

  2. Parabenizo a todos os envolvidos nesse lindo projeto que é de suma importância para nossa gente.
    Vamos juntos
    Salatiel , Gilvan do povo , Marcos cosmo e toda as pessoas envolvidas. E claro ao prefeito Rodrigo Pinheiro 💪

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

11 de junho de 2024

No domingo (09), a cidade de Gravatá recebeu o 1º campeonato de skateboard, esse evento foi organizado pelos atletas de skate de Gravatá, contou com ...

11 de junho de 2024

A programação do Maior e Melhor São João do Mundo segue a todo vapor nesta terceira semana. No Dia dos Namorados, na quarta-feira (12), os ...

11 de junho de 2024

Em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (11), em Brasília, o ...

11 de junho de 2024

O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, é uma data especial para os casais apaixonados, marcada por declarações de amor, troca ...