Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi destaque na Câmara

2 de abril de 2024

Fotos: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo discutiu, nesta terça-feira (02), infraestrutura, violência contra mulher e questões ligadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outras pautas.

A vereadora Perpétua Dantas (Avante) registrou, na sessão ordinária, um voto de aplausos aos estudantes, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UPE), que produziram um audiovisual sobre violência doméstica. Histórias de mulheres caruaruenses que sofreram com os diferentes tipos de violência, como agressão física e verbal, foram narradas no vídeo.

Na ocasião, o presidente Bruno Lambreta (PSDB), usou a tribuna para defender o respeito como algo indispensável no parlamento, para que os vereadores trabalhem da melhor forma a favor da população caruaruense. Além disso, Lambreta ressaltou a importância das pessoas acompanharem as atividades da Câmara e, assim, conhecerem melhor o papel do Legislativo.

Autismo

O Professor Jorge Quintino (PODE) mencionou, ao usar a tribuna, a audiência pública que aconteceu na segunda-feira (01), na Casa Legislativa, e tratou de questões ligadas ao Transtorno do Espectro Autista. O parlamentar comentou o tema da reunião: “Valorizar as capacidades e respeitar os limites”, pontuando que os direitos dos autistas devem ser reconhecidos pela sociedade e pelo poder público. Quintino ainda apresentou um cordel, construído pelo pernambucano Ivaldo Cordelista, que apresenta os direitos das pessoas autistas em forma de cordel.

Nelson Diniz (PSDB) relembrou que, hoje (02), é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em sua fala, o vereador falou da importância de políticas públicas que contemplem pessoas autistas e citou sua indicação ao governo estadual para a criação de um Centro de Referência em Autismo, a ser implementado na cidade.

O vereador Fagner Fernandes (PDT) fez críticas ao poder público municipal pelas dificuldades que muitas mães de crianças autistas sofrem para conseguir um atendimento digno para os seus filhos. Segundo o parlamentar, há relatos de mães que esperam há mais de um ano para a realização de determinados exames, ofertados pela Secretaria de Saúde.

Infraestrutura

Ranilson Enfermeiro (PSDB) criticou a demora do Executivo em consertar a passagem molhada localizada entre o Rio Ipojuca e o Alto do Moura, e expressou “faço um apelo ao prefeito Rodrigo Pinheiro e ao secretário de obras” em prol da resolução do problema. O vereador ainda afirmou que há muitas passagens molhadas na cidade e que a Secretaria de Infraestrutura e Obras não tem exercido seu papel corretamente.

Maurício Caruaru (PODE) denunciou, que as estradas do Sítio Queimada do Uruçu estão em condições precárias, com inúmeros buracos, poças d’água e de lama, e que os moradores estão há dias com problemas para transitar no local.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

18 de julho de 2024

Depois de passar por Taquaritinga do Norte no último final de semana, chegou a hora do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) aportar em Serra Negra, ...

Ele já atuou profissionalmente em meios de comunicações, tanto no Rádio como na Televisão, também teve o desafio de gerenciar a PJPS – Penitenciária Juiz ...

18 de julho de 2024

Estão abertas, até 26 de julho, as inscrições para participar do projeto Germinar, que é um curso gratuito de produção cultural para mulheres, cujo objetivo ...

18 de julho de 2024

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (17), no Recife, do seminário “Construindo Caminhos para o Desenvolvimento”, com foco na infraestrutura econômica do Estado. No ...