Essa é uma afirmação de Brian Mier, no segundo episódio do BPNCast, em mais uma entrevista exclusiva. Brian é jornalista e articulista para vários órgãos de imprensa brasileiros e estrangeiros. Vários temas atuais entraram na pauta da conversa. As guerras e conflitos no mundo, os fatores que levam ao crescimento da extrema direita no mundo e na américa latina.
Quando tratamos dos desafios em se fazer uma Reforma Urbana no Brasil, ele entende que houve avanços no governo do PT tanto no passado, quando foram implantados o “Minha Casa, Minha Vida”, como no recém lançado projeto de Lula de transformar os prédios públicos desocupados em moradia popular ou serviços como postos de saúde, educação, etc. Mas também apontou as dificuldades, como a especulação imobiliária: “Apesar de existir programas do Minha Casa, Minha Vida Entidades (tem como diretriz o apoio à produção social da moradia a famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos em áreas urbanas) a maioria do dinheiro foi para classe média, classes B e C, e isso não ajudou muito a diminuir o déficit de moradia no Brasil”, vaticinou.
No cenário internacional ele analisa as guerras e conflitos da atualidade e denuncia o interesse das industrias de armas: “Na guerra da Rússia contra a Ucrânia, os Estados Unidos já deu R$ 300 milhões de dólares (R$ 1,5 bilhão) em ajuda militar para Ucrânia”, ele explica que isso é um dos principais motivos da guerra é beneficiar as fábricas de armamento.
Brian Mier é jornalista, analista político e geógrafo que mora no Brasil há quase 30 anos. É coeditor do site de notícias independente Brasil Wire e correspondente no Brasil do programa de notícias “From the South” da TeleSur English. Ex-dirigente do Fórum Nacional de Reforma Urbana.
Acesse e ouça aqui nosso BPNCast.