Fotos: Vladimir Barreto |
O Poder Legislativo de Caruaru se reuniu, nesta quinta-feira (07), para mais uma Sessão Ordinária. No encontro, demandas de infraestrutura, saneamento básico, entre outras questões, foram debatidas pelos parlamentares. O Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (7), também entrou na pauta do debate.
Na reunião, dentre as matérias legislativas que foram votadas pelo parlamento estava o PL nº 9.725/2023, de autoria de Fagner Fernandes, que propõe alteração da Lei Municipal nº 2.812, de 22 de julho de 1983, que trata de medidas sobre proteção animal, além de outras providências.
Feminicídio
A vereadora Perpétua Dantas (PV), ao relembrar que nesta sexta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher, falou sobre feminicídio. “Nós vivemos em um mundo que foi construído e constituído para os homens”, expressou a parlamentar ao destacar que o machismo e a misoginia matam. O ano de 2023 foi o mais violento da última década para as mulheres brasileiras, com crescimento dos casos de feminicídio, afirmou a parlamentar, ao defender que “as políticas públicas construídas nas Casas Legislativas têm que ter força, têm que sair do papel”.
A vereadora aproveitou para convidar os caruaruenses a participar do ato político organizado pela Frente Feminista do Agreste, que acontecerá no próximo sábado (9), em frente ao Grande Hotel, no Centro de Caruaru.
Infraestrutura
Filipe José (PTB) voltou a falar sobre a necessidade de manutenção na estrada que dá acesso ao bairro Nina Liberato e à zona rural da cidade. O parlamentar relatou ter perdido um pneu devido a um buraco e frisou que continuará usando a tribuna para debater o assunto, até que as Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Obras resolvam o problema.
Carlinhos da Ceaca (MDB) exibiu imagens de um cano quebrado, no bairro Petrópolis. Segundo o vereador, o calçamento da rua havia sido construído há poucos meses e ficou completamente destruído após a situação. O edil explicou que a passagem agora está inacessível e espera da Compesa as medidas cabíveis na resolução do problema.
O vereador Fagner Fernandes (PDT) afirmou que vem recebendo reclamações de comerciantes que trabalham no açougue de Caruaru, acerca de problemas elétricos. O parlamentar registrou um apelo à prefeitura para que, em união com a CELPE – Companhia Energética de Pernambuco, impeça que essas questões prejudiquem os marchantes que dependem do bom funcionamento das instalações elétricas, para não perder seus produtos perecíveis.