Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

João do Pífe: Uma Lenda Viva Recebe Homenagem Merecida. Por Jorge Quintino.

20 de junho de 2024

Caruaru, a capital do Agreste pernambucano, celebrou um de seus filhos mais ilustres: João do Pífe. Nesta quarta-feira, dia 19 de junho, o Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) concedeu ao músico o título de Doutor Honoris Causa, uma honraria que reconhece sua imensa contribuição à cultura local.

João do Pífe, nascido em 1934, é um ícone da música popular nordestina. Com seu pífano, instrumento de sopro tradicional, ele encantou gerações com melodias vibrantes e ritmos contagiosos. Sua música, carregada de brasilidade e emoção, transcende fronteiras e conquista públicos de todas as idades e origens.

Mais do que um músico talentoso, João do Pífe é um guardião da cultura popular. Ao longo de sua carreira, dedicou-se a preservar e difundir as tradições musicais do Agreste pernambucano, inspirando novos artistas e fortalecendo a identidade cultural da região.

A homenagem do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE foi um reconhecimento mais do que merecido à trajetória exemplar de João do Pífe. Foi um tributo à sua arte, à sua paixão pela música e ao seu compromisso com a cultura popular.

Como vereador de Caruaru e membro da comissão responsável pela organização da homenagem, sinto-me honrado por ter participado dessa celebração. Ao lado do Mestre Anderson do Pífe, outro grande nome da música regional, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto a história e o talento de João do Pífe. Sua simplicidade, humildade e amor pela música nos inspiram profundamente.

Agradeço à comunidade caruaruense por ter participado dessa grande festa em homenagem a João do Pífe. Juntos, celebramos a vida dele na data de hoje, 20 de junho, que é seu aniversário. Celebramos também a obra desse artista extraordinário que tanto contribui para a nossa cultura.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

17 de julho de 2024

O ator pernambucano Aramis Trindade, conhecido pelo seu trabalho em cinema, teatro e televisão, apresenta em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, o espetáculo ...

16 de julho de 2024

Um público de 320 mil pessoas circulou pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, durante a 24ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios ...

16 de julho de 2024

A avaliação mais recente do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), publicado na noite4 de segunda-feira (15/07) pela Transparência Internacional/Brasil, revela que a transparência ...

16 de julho de 2024

Empenhado na construção coletiva de um programa de governo inovador, o pré-candidato à prefeitura de Caruaru Zé Queiroz (PDT) visitou na manhã desta segunda-feira (15) ...