Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Isso Foi um Estrondo? toma conta da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus

21 de junho de 2024

Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus

Arte feita em casa, Pernambuco. Profusão em cadeia. Câmara de efusivas discussões de história, tradição e contemporaneidade. Isso Foi um Estrondo? é o resultado do Edital de Concurso nº 002/2023 – Ocupação das Salas de Exposições da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, município do Agreste Central, a 204 km da capital. O programa, com seis exposições de artes visuais, entrou em cartaz desde o sábado (15). A visitação para o público vai até o 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O concurso é uma promoção do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Nesta edição há seis propostas contempladas de dez artistas e uma curadora representantes de diversas cidades do Estado.
Performances, pinturas, produção têxtil, fotografias com técnicas seculares e interatividade marcam a pluralidade de produções artísticas e curatoriais emergentes e a consequente reflexão crítica que as acompanha em busca do fortalecimento da linguagem e do fomento da produção artística. O projeto também visa à ampliação do acesso ao espaço cultural.
“Estamos ampliando progressivamente os recursos para o fomento e incentivo das diversas linguagens culturais, com foco permanente na questão da democratização regional”, afirma a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula. “É uma oportunidade tanto para o público agrestino prestigiar trabalhos incríveis, quanto para os artistas ampliarem as fronteiras de inserção de suas obras”, salienta.
“Foi com muita satisfação que recebemos o resultado das propostas contempladas nesse edital. Artistas e obras formam um microcosmo da diversidade e pluralidade de nossas artes visuais representando municípios de diferentes regiões do estado”, comemora a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
“Isso Foi um Estrondo? estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mas estamos à disposição para visitações previamente agendadas, inclusive aos sábados e domingos”, avisa a gestora do equipamento, Mônica Mendonça.

O EQUIPAMENTO – A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o mesmo responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza.
Atualmente ainda conseguimos compreender nos pavimentos as funções de Câmara (1º pavimento) e Cadeia (térreo), inclusive encontrando as camas dos detentos que cumpriam pena no edifício até a década de 1990.
O atual centro cultural dispõe de 18 ambientes que juntos somam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais. A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus é um monumento tombado pela Fundarpe.

Serviço:
Exposição de Artes Visuais Isso Foi um Estrondo? – Edital de Ocupação de Salas da Casa de Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus (Rua Maestro Tomás de Aquino, nº 60, bairro Nossa Senhora do Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus-PE). Visitação: aberta ao público até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

11 de dezembro de 2024

O vereador Jorge Quintino está participando do último Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) deste ano. Hoje pela manhã, o evento contou com ...

11 de dezembro de 2024

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi) fará a entrega, na tarde desta quarta-feira (11), da Medalha Rute Bacelar 2024. A honraria é ...

11 de dezembro de 2024

    A Prefeitura de Caruaru, em parceria com a United Way Brasil (UWB), promoveu, nesta terça-feira (10), mais um encontro do Programa Crescer Aprendendo, ...

11 de dezembro de 2024

  A luta pela diversidade e representatividade negra no Judiciário pernambucano esbarrou em um retrocesso significativo. A advogada Ana Paula Azevêdo, primeira mulher negra da ...