Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Curso de Iniciação Teatral do TEA: Despertando Talentos e Promovendo a Arte em Caruaru

8 de abril de 2024

O Teatro Experimental de Arte (TEA) de Caruaru começa mais uma edição de seu “Curso de Iniciação Teatral”, e as expectativas estão altas. Com mais de 130 inscrições confirmadas, o curso promete continuar sendo uma experiência enriquecedora para todos os participantes interessados em explorar o mundo do teatro.

Este curso pioneiro, realizado há mais de 60 anos, já se tornou uma referência no cenário cultural local e regional, tem como objetivo principal sensibilizar e desenvolver habilidades para a cena em pessoas de todas as idades. Sob a orientação de profissionais experientes e dedicados, os participantes terão a oportunidade de mergulhar em um universo de expressão artística e aprendizado colaborativo.

Uma das características mais marcantes do Curso de Iniciação Teatral do TEA é a oportunidade que os participantes têm de integrarem os elenco das montagens realizadas ao final de cada edição. Essas experiências permitem que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam em um contexto real de produção teatral, consolidando seu aprendizado e fortalecendo o senso de comunidade entre os participantes.

O TEA, conhecido por sua abordagem experimental e inovadora no campo das artes cênicas, tem uma longa história de contribuições para o cenário cultural brasileiro. Além de suas atividades artísticas, o grupo desempenha um papel crucial na formação de novos talentos e na promoção da educação teatral na comunidade.

Com uma trajetória rica e diversificada, o TEA continua a inspirar e impactar gerações de artistas e espectadores com seu compromisso com a arte e a cultura. O Curso de Iniciação Teatral é apenas mais uma das maneiras pelas quais o TEA busca promover a diversidade cultural, a criatividade e o empoderamento por meio das artes cênicas.

A aula inaugural está marcada para o dia 13 de abril e será ministrada pelo pernambucano Leidson Ferraz, na sede do TEA, sob o título “Unindo Caruaru ao Recife: compartilhamentos teatrais possíveis”. Ferraz salienta que: “a intenção do encontro é ressaltar dados sobre a história do teatro em Pernambuco, com foco na cidade de Caruaru e seu diálogo com o Recife”.

Em sua fala, Leidson partirá da trajetória de grupos icônicos como o TAP (Teatro de Amadores de Pernambuco), TPN (Teatro Popular do Nordeste), TCP (Teatro de Cultura Popular) e o TAC (Teatro de Amadores de Caruaru), tendo como proposta desvelar a importância de certos movimentos artísticos com vieses estéticos e políticos às vezes bem diferenciados, além de dar destaque a figuras emblemáticas como Luiz Mendonça, Antônio Medeiros, Vital Santos e os próprios líderes iniciais do Teatro Experimental de Arte (TEA), Argemiro Pascoal e Arary Marrocos. Nesse passeio ao passado (recheado de imagens raras em projeção), o presente também será abordado, dando espaço para avaliações de contextos e possíveis influências até os dias atuais.

Além de manter uma relação intrínseca com o TEA há anos, pois já assumiu várias vezes a assessoria de imprensa do FETEAG, Leidson Ferraz é Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO (RJ), Mestre em História pela UFPE, jornalista formado pela Unicap, ator, curador, pesquisador e crítico do teatro, organizador de acervos, professor, organizador da coleção Memórias da Cena Pernambucana (em 4 volumes) e autor dos livros Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010), Teatro Para Crianças no Recife: 60 Anos de História no Século XX e O Teatro no Recife da Década de 1930: outros significados à sua história, além de já ter escrito dezenas de artigos em revistas, livros, portais e sites brasileiros. E ele espera contar com vários artistas caruaruenses na plateia para um bate-papo bem proveitoso.

 

Aula Inaugural

Unindo Caruaru ao Recife: compartilhamentos teatrais possíveis

Ministrante: Prof Dr Leidson Ferraz

Dia: 13/04/24

Hora: 14h

Local: Lício Neves – Espaço de Arte/TEA – Rua Carlos Laet 352, Indianópolis, Caruaru, PE – CEP 55026-145

Aberta ao público com entrada franca

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

11 de junho de 2024

No domingo (09), a cidade de Gravatá recebeu o 1º campeonato de skateboard, esse evento foi organizado pelos atletas de skate de Gravatá, contou com ...

11 de junho de 2024

A programação do Maior e Melhor São João do Mundo segue a todo vapor nesta terceira semana. No Dia dos Namorados, na quarta-feira (12), os ...

11 de junho de 2024

Em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (11), em Brasília, o ...

11 de junho de 2024

O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, é uma data especial para os casais apaixonados, marcada por declarações de amor, troca ...