Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MINHA CONTA

Cordel sobre Vitalino cai na Olimpíada Nacional

3 de junho de 2024

A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecem em agosto, mas entre as questões está a História do Mestre Vitalino no Cordel, e uma das questões se referem ao ano em que foi lançado a primeira edição deste cordel, a resposta é 2012. O autor do cordel é Ivaldo Cordelista e o cordel é “Mestre Vitalino – A vida inteligente do barro”.
O autor conversou com o nosso blog dizendo que se surpreendeu pois começou a ser contatado por estudantes de diversos locais do Brasil o abordando sobre essa questão: “através dos grupos diversos que participo fui recebendo mensagens direcionadas a mim e fiquei surpreso! Já na rede municipal do Rio de Janeiro foi um cordel que fiz sobre Benito de Paula, caiu na prova questões sobre esse conteúdo.”

ONHB
A competição é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na edição do ano passado, mais de 1,3 mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram da final da olimpíada. Cada equipe deve ser formada por um professor de História e três alunos. Podem se inscrever estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Fases da ONBH 2024 – A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contará com seis fases on-line, sendo cada uma com duração de uma semana. A última fase ocorrerá de forma presencial nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp.
Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc.

O EMBAIXADOR DO CORDEL


Ivaldo Batista Costa nasceu em 12 de Janeiro de 1963 na cidade Carpina, interior do Pernambuco. É filho de Heleno Batista Costa e Maria Emília Costa e tem seis irmãos. Em 1969, aos seis anos, deixou seu a cidade natal e foi morar em Recife onde teve sua formação escolar e acadêmica.
Formado Bacharel em Teologia pelo STBNB e Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com pós-graduação em História, Ivaldo Batista Costa é atualmente professor aposentado da rede oficial de ensino do Estado de Pernam

buco e da Rede Municipal em Jaboatão dos Guararapes, com trinta e três anos de docência, tendo lecionado também na rede privada de ensino por 12 anos.
Membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Artes) e da UCEA (União Carpinense de Escritores), Ivan Batista elaborou projetos para divulgação da literatura de cordel como “Ciranda de Cordel” e “Cordel Carrossel”. O cordelista se lançou ao desafio de levar o cordel para todas as cidades brasileiras entregando em bibliotecas e museus e outros espaços públicos em escolas e universidades espalhadas por todo Brasil.

Biblioteca em escola indígena em Santarém (PA) os cordéis do poeta Ivaldo Batista sendo lidos. Foto: Divulgação.

Os temas abordados em suas histórias são diversos: no projeto “Minha cidade em cordel”, Ivaldo Batista conta a história de várias cidades em forma de cordel bem como fala sobre times de futebol, biografias, temas sociais e culturais com humor e crítica, sempre propagando a literatura de cordel por onde passa.
Atualmente reside em Caruaru.

 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

28 de abril de 2025

A Cultura de Pernambuco está de luto, faleceu na madrugada desta segunda, 28 de abril, Luiz Carlos Melo dos Santos, 40 anos, após um grave ...

28 de abril de 2025

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Rock Azulado em Caruaru. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, o ...

28 de abril de 2025

O fim de semana terminou em grande estilo para os moradores e visitantes de Malhada de Barreira Queimada. Neste domingo (27), a localidade recebeu a ...

28 de abril de 2025

O curta-metragem Marcado em Barro foi selecionado para a primeira fase da mostra Café com Cinema Curta Jovens Realizadores, que reúne 50 produções de 12 ...