Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

Cordel sobre Vitalino cai na Olimpíada Nacional

3 de junho de 2024

A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecem em agosto, mas entre as questões está a História do Mestre Vitalino no Cordel, e uma das questões se referem ao ano em que foi lançado a primeira edição deste cordel, a resposta é 2012. O autor do cordel é Ivaldo Cordelista e o cordel é “Mestre Vitalino – A vida inteligente do barro”.
O autor conversou com o nosso blog dizendo que se surpreendeu pois começou a ser contatado por estudantes de diversos locais do Brasil o abordando sobre essa questão: “através dos grupos diversos que participo fui recebendo mensagens direcionadas a mim e fiquei surpreso! Já na rede municipal do Rio de Janeiro foi um cordel que fiz sobre Benito de Paula, caiu na prova questões sobre esse conteúdo.”

ONHB
A competição é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na edição do ano passado, mais de 1,3 mil estudantes e professores de todo o Brasil participaram da final da olimpíada. Cada equipe deve ser formada por um professor de História e três alunos. Podem se inscrever estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Fases da ONBH 2024 – A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contará com seis fases on-line, sendo cada uma com duração de uma semana. A última fase ocorrerá de forma presencial nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp.
Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc.

O EMBAIXADOR DO CORDEL


Ivaldo Batista Costa nasceu em 12 de Janeiro de 1963 na cidade Carpina, interior do Pernambuco. É filho de Heleno Batista Costa e Maria Emília Costa e tem seis irmãos. Em 1969, aos seis anos, deixou seu a cidade natal e foi morar em Recife onde teve sua formação escolar e acadêmica.
Formado Bacharel em Teologia pelo STBNB e Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com pós-graduação em História, Ivaldo Batista Costa é atualmente professor aposentado da rede oficial de ensino do Estado de Pernam

buco e da Rede Municipal em Jaboatão dos Guararapes, com trinta e três anos de docência, tendo lecionado também na rede privada de ensino por 12 anos.
Membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Artes) e da UCEA (União Carpinense de Escritores), Ivan Batista elaborou projetos para divulgação da literatura de cordel como “Ciranda de Cordel” e “Cordel Carrossel”. O cordelista se lançou ao desafio de levar o cordel para todas as cidades brasileiras entregando em bibliotecas e museus e outros espaços públicos em escolas e universidades espalhadas por todo Brasil.

Biblioteca em escola indígena em Santarém (PA) os cordéis do poeta Ivaldo Batista sendo lidos. Foto: Divulgação.

Os temas abordados em suas histórias são diversos: no projeto “Minha cidade em cordel”, Ivaldo Batista conta a história de várias cidades em forma de cordel bem como fala sobre times de futebol, biografias, temas sociais e culturais com humor e crítica, sempre propagando a literatura de cordel por onde passa.
Atualmente reside em Caruaru.

 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

11 de junho de 2024

No domingo (09), a cidade de Gravatá recebeu o 1º campeonato de skateboard, esse evento foi organizado pelos atletas de skate de Gravatá, contou com ...

11 de junho de 2024

A programação do Maior e Melhor São João do Mundo segue a todo vapor nesta terceira semana. No Dia dos Namorados, na quarta-feira (12), os ...

11 de junho de 2024

Em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (11), em Brasília, o ...

11 de junho de 2024

O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, é uma data especial para os casais apaixonados, marcada por declarações de amor, troca ...