Nos próximos dias 9 e 10 de março, o Grupo de Teatro Imbuaça, da cidade de Aracaju, apresentará seu espetáculo de teatro de rua “A peleja de Leandro na trilha do cordel”, uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, em Recife, graças ao Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas – 2023, para Grupos e Coletivos Artísticos.
No sábado (9), a apresentação será às 16 horas, no Sítio Trindade em Casa Amarela e, logo após, às 17h30, nesse mesmo local, haverá um encontro com artistas e grupos do Recife, para uma conversa aberta, acerca do teatro de grupo no Nordeste. No domingo (10), a sessão acontece às 16hs, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Vale lembrar que a entrada é gratuita nos dois dias. O Grupo Imbuaça, é fomentado pelo Programa FUNARTE de apoio a Ações Continuadas – 2023 e pelo Ministério da Cultura.
O Grupo Imbuaça foi fundado em agosto de 1977. Ao longo dos seus 46 anos de atividades, dedica-se a pesquisa de linguagem fundamentada nas Culturas Populares e utiliza a Literatura de Cordel, como uma de suas fontes para a construção de seus textos dramatúrgicos. Já viajou por todo o Brasil e participou dos mais importantes Festivais de Teatro no pais e em Cuba, México, Portugal, Equador.
O espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel”, mistura ficção e realidade para narrar a trilha da vida de um dos mais importantes poetas da literatura de cordel, o paraibano Leandro Gomes de Barros. A encenação, suave e brincante, permite conhecer o cordelista e a sua realidade, alocados numa história onde ele, protagonista, se vê envolto com personagens e paisagens da sua própria criação presentes em sua vasta obra. Tudo numa atmosfera de celebração, onde canto, conto e dança se entrelaçam para avivar a trajetória e o legado literário daquele que Drummond considerou “O Príncipe dos Poetas”.
A direção é de José Rosa e a dramaturgia é assinada por Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira. A montagem contou com a colaboração da pesquisadora Eliene Benício, na construção da dramaturgia. As canções foram compostas por Jão Luiz. Já a direção musical e a preparação vocal é de Humberto Barretto. O elenco é composto por Amadeu Pereira, Iradilson Bispo, Humberto Barretto, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Rosi Moura e Talita Calixto. A cenografia, coreografia e designer é de Iradilson Bispo. Já os figurinos, adereços e maquiagem são de José Rosa. Patchwork de Dona Neres. A cenotécnica, contrarregra e documentação visual é assinada por Fillipe Gomes. Técnico de som: Fabio Eduardo. Produção: Imbuaça Produções Artísticas. Produção executiva: Lindolfo Amaral, Mercinha Barreto e a produção local é de Luciana Barbosa.