Pesquisar
Close this search box.

MINHA CONTA

FÓRUM DE ENFRENTAMENTO AOS CRIMES SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Por Thallyta Figueroa*

21 de maio de 2024

Através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizamos nesta quinta-feira (16), o 2º Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Escola Arquipélago, durante todo o dia.

No contexto atual brasileiro, a problemática da exploração sexual infantil engloba diversos fatores, especialmente o social, o cultural e o financeiro. Você já refletiu sobre isso? O silêncio, a falta de discussões e a desinformação a respeito do assunto colocam em risco crianças e adolescentes espalhadas por todo o Brasil, em Fernando de Noronha não é diferente. Assim, necessitamos com urgência romper o silêncio e dar voz para essas vítimas. Devemos lembrar que as formas de configuração da exploração sexual vão desde coerção e rapto a tráfico humano. É tudo muito sério!

Conforme o descrito acima, a situação ocorre quando a criança é explorada para fins sexuais, nas circunstâncias de escravidão, turismo sexual ou outras formas de abuso, como a exposição a materiais pornográficos e violações dentro do contexto familiar. Logo, o ato criminoso é praticado por indivíduos que se aproveitam da ingenuidade e vulnerabilidade para ter algum tipo de ganho. Desse modo, em respeito aos direitos resguardados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é urgente discutir e combater esse preocupante cenário. A administração de Pernambuco, através da Governadora Raquel Lyra, não abre mão de um milímetro em defesa dessa causa, nós, aqui em Noronha, também não!

Lamentavelmente, essa temática ainda é considerada um tabu, o que prejudica o aprofundamento dos debates e a investigação dos motivos que ocasionam a persistência desses crimes, que, infelizmente, por vezes, não são notificados às autoridades.

Importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores.

Estamos cumprindo a nossa obrigação de Administradora. Sou mulher e sei o tamanho da dor desse tipo de ABUSO. Combateremos esse ato com todas as nossas forças e a força da Lei. Juntem-se à essa causa. Digam NÃO ao abuso sexual e à exploração de crianças e adolescentes.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMAS NOTÍCIAS

13 de dezembro de 2024

O Recife ganhou mais um importante marco na luta contra a violência de gênero: a instalação de bancos vermelhos em pontos estratégicos da cidade. A ...

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, tem demonstrado liderança e competência em sua gestão, consolidando avanços significativos em diversas áreas fundamentais para o Estado. Seu ...

13 de dezembro de 2024

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (Sesp), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e ...

12 de dezembro de 2024

A história do icônico Mestre Azulão ganha as telas no documentário “O São João de Azulão”, que estreia nesta quinta-feira (12), às 20h, no Anfiteatro ...